Editorial

  • Adriana Iozzi Klein FFLCH USP
  • Doris Nátia Cavallari FFLCH USP
  • Roberta Barni FFLCH USP

Resumo

Apresentamos, com grande satisfação, o número XXIII da
Revista de Italianística. Esse número traz contribuições sobre a literatura e sobre aspectos da cultura italiana pouco explorados nos estudos acadêmicos de Letras. Para realizá-lo, contamos com a preciosa contribuição de pesquisadores brasileiros e estrangeiros que se dedicam ao estudo de diversos períodos da
criação literária e de questões que envolvem sua tradução, de diversos aspectos da cultura e da arte, vasto universo de leituras possíveis.

Biografia do Autor

Adriana Iozzi Klein, FFLCH USP
Possui graduação em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1987), especialização em Literatura Italiana pela Universidade de Florença- Itália (1989), mestrado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Letras (Teoria Literária e Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professora doutora efetiva de Literatura Italiana junto ao Departamento de Letras Modernas da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Italiana Moderna e Contemporânea, e atua no campo das narrativas estrangeiras contemporâneas, dos estudos comparados e da teoria literária.
Doris Nátia Cavallari, FFLCH USP
Possui graduação em Letras pela Universidade de São Paulo (1982), mestrado em Letras (Língua e Literatura Italiana) pela Universidade de São Paulo (1992) e doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000). Atualmente é professora assistente doutora da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Italiana, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura italiana, literatura italiana contemporânea, Ignazio Silone,G. Boccaccio, língua italiana, análise do discurso e Bakhtin.
Roberta Barni, FFLCH USP
É graduada em Direção Teatral pela Escola de Comunicações e Artes (ECA) da Universidade de São Paulo (1981), obteve a especialização em Tradução-Italiano (Pós-Graduação Lato Sensu) pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP (1995) pela qual também obteve o mestrado em Letras (Língua e Literatura Italiana) (1999), com bolsa FAPESP, e o doutorado em Lingüística (Semiótica e Lingüística Geral Tradutologia) (2005). Foi bolsista de pós-doutorado no exterior da CAPES, realizando seu trabalho de pesquisa em teoria literária e italianistica na Universidade de Bologna (2007-2008). Atualmente é professora doutora de Literatura Italiana junto ao Departamento de Letras Modernas (DLM) da FFLCH da USP. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Italiana, atuando principalmente nos seguintestemas: literatura italiana moderna e contemporânea, commedia dell arte, teatro italiano, literatura e cinema, tradução literária, novas textualidades (hipertexto) aplicadas à tradução, diálogos Brasil/Itália.
Publicado
2014-05-12
Como Citar
Klein, A., Cavallari, D., & Barni, R. (2014). Editorial. Revista De Italianística, (23), 1-2. https://doi.org/10.11606/issn.2238-8281.v0i23p1-2
Seção
Editorial