Educación y literatura infantil: las primeras décadas del siglo XX

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9826.literartes.2015.97932

Palabras clave:

educação, literatura infantil, século XX

Resumen

Este artículo es el resultado de nuestra investigación sobre la relación entre la educación y la literatura infantil y tiene como objetivo proporcionar un breve resumen de las tendencias pedagógicas en Brasil hasta mediados de la década de 1930, un período de consolidación de la Literatura Infantil en Brasil, conocido como Período Lobato. Nuestro objetivo es contribuir con el contexto histórico y pedagógico para los investigadores de literatura infantil que eligen este período o incluso siglos futuros, ya que algunas tendencias de principios del siglo XX pueden aun observarse en el presente. El resultado de estas tendencias educativas en la literatura infantil de la década de 1930 se puede ver en nuestra tesis doctoral titulada “Allá del libro: las contribuciones del diario português O Senhor Doutor y la revista brasileña Tico-Tico”.

Biografía del autor/a

  • Ligia Regina Máximo Cavalari Menna, Universidade Paulista
    Doutora em Letras na área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (USP). Mestrado na mesma área. Atualmente é docente e coordenadora auxiliar do Curso de Letras da Universidade Paulista (UNIP). Ministra aulas em cursos presenciais e à distância (EAD). Co-autora da coleção didática para Ensino Fundamental II, intitulada: "Português: uma língua brasileira", juntamente com Regina Figueiredo, editora Leya. Atua principalmente nos seguintes temas: Literatura infantil e juvenil; Literaturas em Língua Portuguesa;Estudos comparados; Literatura e Sociedade; Literatura e Educação; Literatura e Imprensa; Leitura e Formação de leitores, Ensino de Literatura,Literatura e outras linguagens e Teoria literária. Participa dos seguintes Grupos de Pesquisa: Encontros interculturais na EAD: Narrativas de Vida dos diferentes brasis, a frente da linha de pesquisa Diferentes gêneros autobiográficos: sua relevância histórica, social e literária (UNIP Interativa) e Produções literárias e culturais para crianças e jovens II , na linha de pesquisa Literaturas e outras formas de saber: http://lattes.cnpq.br/6923282866494290

Referencias

ARIÉS, Philippe. História social da criança e da família. Trad. Dora Flaksman. 2 ed. Rio de Janeiro: LTC Livros Técnicos e Científicos, 1981.

BOSI, Alfredo. “A educação e a cultura nas constituições brasileiras”. In: BOSI, A. (org.) Cultura brasileira: temas e situações. 2 ed. São Paulo: Ática, 1992.

COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise e didática. São Paulo: Moderna, 2000.

DURKHEIM, Émile. Educação e sociologia. Trad. Stephania Matousek. São Paulo: Vozes, 2011.

FAUSTO, Boris. História do Brasil. 10 ed. São Paulo: Edusp, 2002.

FREITAG, Bárbara. Escola, Estado e sociedade. 4 ed. São Paulo: Moraes, 1980.

FREITAS, Marcos Cezar e KUHLMANN JR., Moysés (Org.). Os intelectuais na História da infância. São Paulo: Cortez, 2002.

GADOTTI, Moacir. História das ideias pedagógicas. 8 ed. São Paulo: Ática, 2003.

GUIRALDELLI JR., Paulo. História da educação. São Paulo: Cortez, 2000.

HEYWOOD, Colin. Uma história da infância. Da Idade Média à época contemporânea no ocidente. Trad. Roberto Cataldo Costa. São Paulo: Artmed, 2004.

HILSDORF, Maria Lúcia S. História da educação brasileira: leituras. São Paulo: Thomson Learning, 2007.

KUHLMANN JR., Moysés. Infância e educação infantil: uma abordagem histórica. Porto Alegre: Mediação, 1998.

KUHLMANN JR., Moysés. “Circulação das ideias sobre a educação das crianças: Brasil, início do século XX”. In: LAJOLO, Marisa; ZILBERMAN, Regina. A leitura rarefeita: leitura e livro no Brasil. São Paulo: Ática, 2002.

SAVIANI, Demerval. História das ideias pedagógicas no Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.

VILHENA, Cynthia P. S. “A família na doutrina social da Igreja e na política social do Estado Novo”. São Paulo: Revista de Psicologia-USP. 3 (1,2) pp. 45-57, 1992.

Publicado

2015-12-29

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

MENNA, Ligia Regina Máximo Cavalari. Educación y literatura infantil: las primeras décadas del siglo XX. Literartes, São Paulo, Brasil, n. 4, p. 22–42, 2015. DOI: 10.11606/issn.2316-9826.literartes.2015.97932. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/literartes/article/view/97932.. Acesso em: 15 may. 2024.