Podem as coisas falar? De uma tela de Rembrandt a um poema de Montale
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2448-1769.mag.2023.213432Palabras clave:
Natureza-morta, Descrição, Rembrandt, Eugenio MontaleResumen
Este ensaio busca aproximar duas obras marcadamente diferentes em gênero e contexto: uma natureza-morta do século XVII e um poema do segundo decênio do século XX. A comparação busca iluminar, a partir da afinidade estrutural percebida entre as obras, uma forma de configuração centrada na representação de objetos afastados da ação e da interação humanas. A análise procura salientar algumas tensões ligadas a essa estrutura (mergulho na objetividade ou liquidação do sujeito, descoberta do significado material e cultural dos objetos ou tendência à abstração?), indicando alguns dos valores contraditórios que a técnica da descrição pode conter.
Descargas
Referencias
ADORNO, Theodor W. “Sobre a ingenuidade épica”. In: ADORNO, Theodor W. Notas de Literatura I. Trad. de Jorge de Almeida. 2. ed. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2012, pp. 47-54.
BRUYN, Josua et al. A Corpus of Rembrandt Paintings, vol. III, 1635-1642. Trad. de D. Cook-Radmore. Dordbrecht, Boston e Londres: Martinus Nijhoff, 1989.
BRYSON, Norman. Looking at the Overlooked: four essays on still-life painting. Londres: Reaktion Books, 1990.
BENJAMIN, Walter. “Sobre alguns temas em Baudelaire”. In: BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas, v. III: Charles Baudelaire, um lírico no auge do capitalismo. Trad. de José Carlos Martins Barbosa e Hemerson Alves Baptista. 3. ed. São Paulo: Brasiliense, 2018, pp. 93-134.
CONTINI, Gianfranco. Una Lunga Fedeltà: scritti su Eugenio Montale. Torino: Einaudi, 1974.
LUKÁCS, Georg. Introdução a uma Estética Marxista: a categoria da particularidade. Trad. de Carlos Nelson Coutinho e Leandro Konder. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1978.
LUKÁCS, Georg. “Narrar ou Descrever?”. Trad. de Giseh Vianna Konder. In: LUKÁCS, Georg. Ensaios sobre Literatura. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1965, pp. 43-94.
LUKÁCS, Georg. A Teoria do Romance. Trad. de José Marcos M. de Macedo. 2. ed. São Paulo: Editora 34; Duas Cidades, 2015.
MARX, Karl. Manuscritos Econômico-Filosóficos. Trad. de Jesus Ranieri. São Paulo: Boitempo, 2010.
MONTALE, Eugenio. Ossos de Sépia (edição bilíngue). Trad. de Renato Xavier. São Paulo: Companhia das Letras, 2002.
MORETTI, Franco. O Burguês: entre a história e a literatura. Trad. de Alexandre Morales. São Paulo: Três Estrelas, 2014.
LUPERINI, Romano. Storia di Montale. 3. ed. Roma: Editori Laterza, 2001.
SANGUINETI, Edoardo. “Documentos para Montale”. In: Ideologia e Linguagem. Trad. de Antonio Ramos Rosa e Carmen Gonzalez. Porto: Portucalense Editora, 1972.
SULLIVAN, Scott A. “Rembrandt’s Self-Portrait with a Dead Bittern”. The Art Bulletin, v. 62, n. 2, 1980.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Luís Felipe Ferrari
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Los autores que publican en esta revista aceptan los siguientes términos:
- Los autores conservan los derechos autorales y conceden a la revista el derecho a la primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licença Creative Commons Attribution que permite la divulgación de este trabajo con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales separadamente, para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (p.e. publicar en archivos institucionales o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Los autores tienen permiso y son estimulados a publicar y distribuir su trabajo online (p.e. en archivos institucionales o en su página personal) en cualquier momento, sea antes o durante el proceso editorial, ya que puede provocar modificaciones productivas, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado (ver O Efeito do Acesso Livre).