As famílias do movimento Hizmet em São Paulo: Brasileiras casadas com muçulmanos turcos

Autores

  • Flávia Andréa Pasqualin Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP)
  • Francirosy Campos Barbosa Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2446-5240.malala.2016.122165

Palavras-chave:

Islã, Turquia, Hizmet, casamento intercultural

Resumo

Este relato de campo tem como objetivo apresentar uma parte do Movimento Hizmet (ou também chamado de Movimento Güllen) no Brasil, tendo como foco discorrer sobre as famílias que compõem esse grupo no Brasil. Vale dizer que esta reflexão faz parte da pesquisa de doutorado “O (des)encanto do casamento intercultural: brasileiras casadas com muçulmanos turcos” que vem sendo desenvolvida com o intuito de compreender os aspectos étnicos e religiosos existentes no casamento entre uma brasileira (muçulmana ou não) e um muçulmano turco. Tal pesquisa é desenvolvida com base no método etnográfico presencial e virtual. Conhecer as famílias que compõem Hizmet, tanto as mistas como as turcas, e o modo como se organizam é uma oportunidade de pensar um pouco mais sobre o Islã na Turquia, sobre o Islã no Brasil e consequentemente entender o fenômeno dos casamentos interculturais entre brasileiras e muçulmanos estrangeiros

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávia Andréa Pasqualin, Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP)

Graduada em Comunicação Social, Psicologia e Pedagogia. Mestre em Psicologia Social pela FFCLRP-USP. Trabalhou como Orientadora Educacional no Colégio Auxiliadora (rede Salesiana de Escolas) e Professora-Tutora no Curso de Especialização EVC - Educação, Valores e Cidadania na escola - UNIVESP / USP. Atualmente é doutoranda em Psicologia pela FFCLRP-USP, como bolsista FAPESP.

Francirosy Campos Barbosa, Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP)

Antropóloga, Docente e Pesquisadora no Departamento Psicologia Social na Universidade de São Paulo, campus de Ribeirão Preto (FFCLRP). Pós Doutora pela Universidade de Oxford em Teologia Islâmica sob a supervisão do Prof. Tariq Ramadan. Possui graduação em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (1994), mestrado em Antropologia pela Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas (2001) e doutorado em Antropologia - Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP (2007) PRODOC IA/UNICAMP (2008-2010).

É coordenadora do GRACIAS - Grupo de Antropologia em Contextos Islâmicos e Árabes; Sócia efetivo da ABA Associação Brasileira de Antropologia. Pesquisadora do Azimute Núcleo de Estudos em Contextos Islâmicos (CRIA/ISCTE), Pesquisadora do GRAVI e NAPEDRA (USP). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Teoria Antropológica, atuando principalmente nos seguintes temas: Islam, mulheres muçulmanas, antropologia da performance, antropologia visual, metodologia.

Downloads

Publicado

2016-10-21

Como Citar

Pasqualin, F. A., & Barbosa, F. C. (2016). As famílias do movimento Hizmet em São Paulo: Brasileiras casadas com muçulmanos turcos. Malala, 4(6), 110-118. https://doi.org/10.11606/issn.2446-5240.malala.2016.122165

Edição

Seção

Relatos de Campo