Research in Art and Process Criticism: contributions to the production of memorials in visual poetics

Authors

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i51p150-164

Keywords:

Process Criticism, Arts Research, Visual poetics, Creative processes, Cecília Salles

Abstract

The activity of supervising coursework that explores poetics in undergraduate Arts courses is a privileged moment to monitor the development of students' creative processes. It is common for Salles' books to promote identification between the reports of the artists analyzed in the books and the categories highlighted there with their own trajectories of poetic elaboration and writing of the text that accompanies the work prepared for TCCs, Masters and Doctorates.

Final year courseworks in visual poetics in Arts degrees usually require the development of an artistic proposal and the writing of a monographic text of a memorial nature. This article presents the presence and importance of the methodological approach developed by Cecília Salles for the elaboration of this reflection on the creative process itself among students completing their Arts degrees, bringing specificities from the field of Visual Arts. And it also points out the contribution of Salles' work to the deepening of this work of self-analysis, considering that the student/artist begins to observe his process in a broader and more complex way, better understanding its singularities and its identifications with other processes.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

  • Edson Pfutzenreuter, Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes

    Professor Associado, Instituto de Artes, Universidade de Campinas
    E-mail: reuter@unicamp.br

  • Lais Guaraldo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Professora adjunta do Departamento de Arte da UFRN. Ex-coordenadora do curso de Licenciatura em Artes Visuais Docente do programa de mestrado ProfArtes com foco de pesquisa na área de processos de criação e práticas pedagógicas. Desenvolveu estágio pós doutoral junto ao Instituto ID+, de investigação em Arte e Design, na Universidade de Aveiro (Portugal) em 2018 e 2011, com projetos na área de ensino de linguagem visual (2018/19) e Práxis artísticas (2011/12). Realizou o doutorado e o mestrado no programa de Comunicação e Semiótica da PUCSP, com pesquisas sobre processos criativos da expresão gráfica e diários gráficos. Foi docente da PUCSP (2001 a 2014) na área de linguagem visual e coordenadora do curso de Comunicação e Multimeios. Foi editora científica da revista "Tessituras e Criação" e integrante do Grupo de Pesquisa em Crítica Genética (PUCSP). Implantou e coordenou o programa PIBID de Artes Visuais da UFRN. Atuou como arte educadora no ensino básico e médio de 1988 a 2000. Foi consultora do Inep para o Enade 2021 na área de Artes Visuais. (Fonte: Currículo Lattes)

References

ANDRADE, Louise dos Reis Gusmão. Um Lugar de Memória: a subjetividade do bordado na instalação artística. UFRN, Natal, 2017

BRASIL, Ministério da Educação. Parecer CNE/CES No: 280/2007. 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/2007/pces280_07.pdf. Acesso em: 6 out. 2022.

BRITES, Blanca et al. O meio como ponto zero: metodologia da pesquisa em artes plásticas. [s.l.] : Editora da Universidade/UFRGS e PPGAV/IA/UFRGS, 2002.

CASTELANELI, Letícia Martins. Afetividade e Artsanato: Novas concepções sobre Arte no ensino formal. 2022. Projeto experimental em artes visuais II - Unicamp, Campinas, 2022.

DERDYK, Edith. Linha de horizonte: por uma poética do ato criador/ Edith Derdyk –

São Paulo: Escuta, 2001.

DURÁN, Aline Thais Moraes. Quaresmeira: Livro gráfico sobre o luto. 2020. Projeto experimental em artes visuais II - Unicamp, Campinas, 2020.

Hermès, La Revue, 2015/2 (n° 72): L’artiste, un chercheur pas comme les autres. Éditeur : C.N.R.S. Editions. ISBN : 9782271088130. ISSN : 0767-9513

LANCRI, Jean. Modestas proposições sobre as condições de uma pesquisa em artes plásticas na universidade. Em: O meio como ponto zero. 1. ed. Porto Alegre: Editora da Universidade UFRGS, 2002.

MASSUELA, Bárbara Moro. descanso. 2021. Projeto experimental em artes visuais II - Unicamp, Campinas, 2021.

MEZAN, Renato. Sobre pesquisadores e andorinhas. Folha de São Paulo, São Paulo, p. online, 2007. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/mais/fs2904200709.htm. Acesso em: 2023-09-26.

MORIN, Edgar. Introdução ao pensamento complexo. 5ª edição ed. [s.l.] : Editora Sulina, 2005.

MOURA, Gabriele Gentil. Em Busca de Identidade - livros, cadernos e desenhos. 2021. Projeto experimental em artes visuais II - Unicamp, Campinas, 2021.p. 33.

PEDROSA, Mariana Martins. Natureza, Criatividade e Processos de Criação: as transformações na produção artística da infância à universidade. Trabalho de Conclusão de Curso de Artes Visuais. UFRN, Natal, 2023.

PEREIRA, LouiseAna de Araújo. Corpo, Natureza e Movimento Criador. Trabalho de Trabalho de Conclusão de Curso de Artes Visuais. UFRN, Natal, 2023.

PRADO, Gilberto; TAVARES, Monica; ARANTES, Prsicila (ORG.). Diálogos transdisciplinares - Arte Pesquisa. Sao Paulo: Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2016. v. 1 Disponível em: http://www3.eca.usp.br/biblioteca/publicacoes/e-book/di-logos-transdisciplinare. Acesso em: 12 abr. 2018.

RODRIGUES, Camila de Vasconcelos Scopeta. (Auto)Relevo - Um Ensaio em Si. 2022. Projeto experimental em artes visuais II - Unicamp, Campinas, 2022. p.35

SALLES, Cecilia Almeida. Da crítica genética à crítica de processo: uma linha de pesquisa em expansão. Signum: Estudos da Linguagem, [S.l.], v. 20, n. 2, p. 41-52, 2017. ISSN 2237-4876. Disponível em: <https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/article/view/ 27384>. Acesso em: 16 jun. 2022. p. 44-45.

SALLES, Cecilia. Gesto inacabado : processo de criação artística. 1. ed. ed. São Paulo SP Brasil: FAPESP ;Annablume, 1998. p. 18

SALLES, Cecilia. Redes da criação : construção da obra de arte. Vinhedo SP: Editora Horizonte, 2006.

SALLES, Cecília Almeida. Gesto Inacabado: processo de criação artística. São Paulo: FAPESP : Annablume, 2a edição, 2004.

SALLES, Cecilia Almeida. Gesto Inacabado - Processo De Criação Artística. 5ª Edição ed. [s.l.] : Intermeios, 2013.

SOLHA, Paloma Velásquez. Herança - perpetuando memórias através dos fios. 2020b. Projeto experimental em artes visuais II - Unicamp, Campinas, 2022.

VENDITO, Isabella Lanza. Florece em mim / meu jardim de ilustrações vetoriais. 2022. Projeto experimental em artes visuais II - Unicamp, Campinas, 2022.

WOLTON, Dominique. Avant-propos. Hermes, La Revue, [S. l.], v. n° 72, n. 2, p. 11–13, 2015.

ZAMBONI, Silvio. A pesquisa em arte um paralelo entre arte e ciência. [s.l.] : Autores Associados, 1998.

ZANCHIN, BEATRIZ ARANTES. Casulos: Objetos Cerâmicos. 2022. Projeto experimental em artes visuais II - Unicamp, Campinas, 2022

Published

2023-12-31

How to Cite

Pfutzenreuter, E., & Guaraldo, L. (2023). Research in Art and Process Criticism: contributions to the production of memorials in visual poetics. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 51, 150-164. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i51p150-164