Comunicação contemporânea e questões de classe

Auteurs

  • Graham Murdock Loughborough University

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v2i2p31-56

Résumé

Durante muitos anos, os estudos de mídia e comunicação partilhavam de um conceito comum a outras áreas do conhecimento: o conceito de classe social. Aos poucos, este conceito foi substituído por outros que buscavam destacar não as invariâncias, mas as singularidades entre grupos sociais em conflito. Os rígidos contornos verticais da classe deram lugar aos horizontes abertos da diferença. É hora de inverter esta percepção e insistir que sob a praia jazem as pedras do calçamento. A classe pode ter sido abolida retoricamente em muitos textos, mas uma quantidade impressionante de evidência empírica confirma que ela permanece como uma força essencial para modelar a maneira como vivemos hoje.

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Biographie de l'auteur

  • Graham Murdock, Loughborough University
    Professor no Instituto para Comunicação de Massa na Universidade de Bergen, Noruega.Seus principais interesses estão no campo da Sociologia e Economia Política da Cultura.

Publiée

2009-06-15

Numéro

Rubrique

Dossiê

Comment citer

Murdock, G. (2009). Comunicação contemporânea e questões de classe. MATRIZes, 2(2), 31-56. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v2i2p31-56