Intelectuais e Redes Sociais: Novos Media, velhas tradições

Autori

  • Rita Figueiras Universidade Católica Portuguesa

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v6i1-2p145-160

Parole chiave:

Intelectuais, Televisão, Internet, Salões oitocentistas

Abstract

Tendo como enquadramento as narrativas dominantes sobre o declínio dos intelectuais na sociedade contemporânea, por um lado, e sobre a internet como ameaça à perda da autoridade da cultura erudita, por outro, neste artigo argumentamos que uma das instituições centrais onde a identidade dos intelectuais foi cimentada – os salões do século XVIII – está a ser recriada precisamente na internet. Através da web, muitos intelectuais estão a encontrar um espaço e condições para exercerem a sua autoridade e para reforçarem a comunidade intelectual do século XXI.

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Biografia autore

  • Rita Figueiras, Universidade Católica Portuguesa
    PhD in Communication Sciences at Universidade Católica Portuguesa (UCP) (2007), Master in Communication, Culture and Technology at Instituto Superior das Ciências e do Trabalho (ISCTE) (2001), Degree in Social and Culture Communication at UCP (1997). Assistant Professor of the Faculdade de Ciências Humanas (FCH) of UCP since 1998. She teaches the discipline of Sociology of Communication to the course of Social and Cultural Communication and Political Communication to the Master of Communication Sciences.

Pubblicato

2012-12-11

Fascicolo

Sezione

Em Pauta/Agenda

Come citare

Figueiras, R. (2012). Intelectuais e Redes Sociais: Novos Media, velhas tradições. MATRIZes, 6(1-2), 145-160. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v6i1-2p145-160