Histórias em Quadrinhos e Educação Alimentar: limites e possibilidades

  • Cláudia Sales Alcântara Universidade Estadual do Ceará
  • José Arimatea Barros Bezerra Universidade Federal do Ceará
  • José Arimatea Barros Bezerra UFC

Resumo

O trabalho analisa as revistas em quadrinhos Emília e a Turma do Sítio na Cartilha da Nutrição no Fome Zero, um material educativo abordando a importância de uma alimentação saudável. O objetivo era inserir no ambiente escolar uma discussão que estimulasse pensar e adotar práticas alimentares e estilos de vida saudáveis por meio de ações educativas sobre alimentação. Para o desenvolvimento da pesquisa, foi empregada a Hermenêutica de Profundidade (THOMPSON, 1995), como um referencial teórico-metodológico, dividindo-a em três etapas: análise sócio-histórica, análise formal ou discursiva e interpretação/ reinterpretação. Ao final, pode-se concluir que apesar das revistas possuírem um conteúdo limitado e prescritivo, elas podem ser instrumentos de estímulo para o tema alimentação e nutrição, favorecendo o desenvolvimento da capacidade crítica do professor e dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Sales Alcântara, Universidade Estadual do Ceará
Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (2003), bacharel em Teologia pelo Instituto Cristão de Estudos Contemporâneos (2007) e licenciatura em Pedagogia (2012). É mestre (2008) e doutora (2013) em Educação Brasileira, pela Universidade Federal do Ceará, possui interesse nas áreas dos estudos culturais, história em quadrinhos, educação alimentar e estética. Atualmente é pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Ceará.
José Arimatea Barros Bezerra, Universidade Federal do Ceará
Pós-Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Paraná.  Professor adjunto do Departamento de Estudos Especializados da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Ceará.
Publicado
2015-09-15
Como Citar
Alcântara, C., Bezerra, J. A., & Bezerra, J. A. (2015). Histórias em Quadrinhos e Educação Alimentar: limites e possibilidades. 9ª Arte (São Paulo), 4(1), 71-87. Recuperado de https://www.revistas.usp.br/nonaarte/article/view/136977
Seção
Artigos