(Re)produzindo o terror: uma análise da série Guerra Civil

Autores

  • Francisco O. Dourado Veloso The Hong Kong Polytechnic University

Resumo

Após os eventos de 11/9 os conceitos de ‘terrorismo’ e ‘terrorista’ tornaram-se centrais para a execução de ações institucionais e governamentais, preenchendo o vazio retórico deixado pelo fim da Guerra Fria e a representação do comunismo/comunista como ameaça constante. Neste contexto, este trabalho tem como objetivo analizar a (re)construção discursiva de terrorismo na série Guerra Civil (Civil War, em Marvel Comics Inc), que discute limites de privacidade e controle do Estado. A análise demonstra que, embora a minissérie levante questões polêmicas sobre os limites para o controle do Estado, ela reforça a imagem discursiva do terrorismo como perigo iminente, um processo de clonagem do terror que requer e autoriza a intervenção do Estado.

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Biografia do Autor

  • Francisco O. Dourado Veloso, The Hong Kong Polytechnic University
    Professor de Linguistica Aplicada, atuando nas áreas de análise do discurso, linguistica sistemico-funcional, multimodalidade, cultura pop,

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Publicado

2015-11-18

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

(Re)produzindo o terror: uma análise da série Guerra Civil. (2015). 9ª Arte (São Paulo), 4(2), 25-34. https://www.revistas.usp.br/nonaarte/article/view/137018