Marvel AR e a dispositivação da leitura de histórias em quadrinhos

Autores

  • Pedro Baptista Reis Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Concordia University, QC, Canada

Resumo

O presente trabalho apresenta uma análise do aplicativo para dispositivos móveis da editora de histórias em quadrinhos Marvel Comics, chamado Marvel AR ou Marvel Augmented Reality, em sua possível função transformadora enquanto companheiro de leitura dessas publicações. Focados nas questões acerca de intertextualidade e transmídia, apresentamos uma amostragem de duas edições, Captain America #1 (2013) e Age of Ulton #1 (2013), destacando os conteúdos adicionais acessados através do aplicativo e sua função complementar em extender ou não as narrativas visuais e/ou textuais dessas histórias em quadrinhos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Pedro Baptista Reis, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul e Concordia University, QC, Canada
    Doutor em Comunicação Social pela PUC-RS/FAMECOS.

Downloads

Publicado

2015-11-18

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Marvel AR e a dispositivação da leitura de histórias em quadrinhos. (2015). 9ª Arte (São Paulo), 4(2), 45-53. https://www.revistas.usp.br/nonaarte/article/view/137020