O humor gráfico na imprensa sindical: o caso da tira “Exploração Ilimitada”

Autores

  • Rozinaldo Antonio Miani Universidade Estadual de Londrina - UEL

Resumo

Durante a década de 1980, a imprensa sindical se apresentou como uma das mais importantes áreas de organização, articulação e atuação políticas do movimento sindical combativo. Para além disso, a constituição de uma nova concepção de imprensa sindical se fez coetânea do processo de consolidação do “novo sindicalismo” e importantes experiências comunicativas foram desenvolvidas. Nesse contexto, a utilização de recursos visuais, em especial o humor gráfico, se constituiu como uma das mais significativas estratégias comunicacionais no universo sindical. Esse artigo traz à luz a experiência da tira de quadrinhos “Exploração Ilimitada”, produzida pelo Sindicato dos Químicos e Farmacêuticos de São Paulo, com circulação no boletim Sindiluta, durante o primeiro semestre do ano de 1986.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rozinaldo Antonio Miani, Universidade Estadual de Londrina - UEL
    Graduado em Comunicação Social - habilitação em Jornalismo - e História.Mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.Doutor em História pela Unesp/Campus Assis.Pós-doutor pela ECA/USP.Professor do Departamento de Comunicação da Universidade Estadual de Londrina (UEL/PR).Vice-Coordenador do Programa de Pós Graduação (Mestrado) em Comunicação da UEL.Coordenador do Núcleo de Pesquisa em Comunicação Popular (NCP).

Downloads

Publicado

2017-06-11

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O humor gráfico na imprensa sindical: o caso da tira “Exploração Ilimitada”. (2017). 9ª Arte (São Paulo), 5(2), 28-39. https://www.revistas.usp.br/nonaarte/article/view/137076