(In)Visíveis interstícios

aproximações entre dupla-consciência e sarjeta em Roseira, Medalha, Engenho e Outras Histórias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/2316-9877.2022.v10.e198944

Palavras-chave:

Afrofuturismo, Dupla-consciência, Entre-lugares, Histórias em Quadrinhos, Sarjeta

Resumo

Investiga relações entre a concepção de “dupla-consciência” de W.E.B. Du Bois e a sarjeta – componente específica da linguagem das histórias em quadrinhos. Para tanto, utiliza-se um método fundamentado no conceito de “encruzilhada” de Simas e Rufino (2019) para articular o cruzamento entre o afrofuturismo e a história em quadrinhos Roseira, Medalha, Engenho e Outras Histórias, de Jefferson Costa. O resultado apresenta aproximações entre fissuras no pensamento hegemônico expostas pelo afrofuturismo, e os “entre-lugares” de Homi Bhabha – espaço/tempo de produção de subjetividades. A sarjeta torna-se, então, uma metáfora para a alternativa contra-hegemônica de práticas discursivas de produção de identidade associadas com o Afrofuturismo.

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Publicado

2023-01-18

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

(In)Visíveis interstícios: aproximações entre dupla-consciência e sarjeta em Roseira, Medalha, Engenho e Outras Histórias. (2023). 9ª Arte (São Paulo), 10(1), e198944. https://doi.org/10.11606/2316-9877.2022.v10.e198944