Submissões

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Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: dossiê; artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.
  • O título recebeu uma versão para o inglês.
  • Todos os autores do texto possuem número ORCiD identificado no menu "meu perfil" (obrigatório).

Diretrizes para Autores

Os textos enviados para avaliação devem ser originaisinéditos, além disso não podem estar submetidos, concomitante, a outro períodico para avaliação. A ortografia deve corresponder à do Novo Acordo Ortográfico.

Normas para apresentação de ARTIGOS e ENSAIOS:

  • Os artigos devem ter no mínimo 12 (doze) e no máximo 20 (vinte) páginas, incluindo referências bibliográficas e notas.
  • O título deve estar centralizado, utilizando caixa alta e baixa.
  • nome do autor deve estar alinhado à direita, com nota de rodapé para pequena apresentação (titulação, função, instituição e e-mail para contato).
  • O resumo deve ter no máximo 200 palavras e ser acompanhado de até 6 palavras-chave. Ambos devem ser escritos em corpo 11 (onze).
  • O artigo deve apresentar um abstract e até 6 (seis) keywords, versão para o inglês do resumo e das palavras-chave. Ambos devem ser escritos em corpo 11 (onze). O título também deve receber uma versão para o inglês.
  • Caso haja epígrafe, deve ser escrita em corpo 11 (onze) e vir acompanhada de nota de fim de texto com a referência bibliográfica completa.
  • As notas devem ser reduzidas ao mínimo e utilizadas em rodapé no corpo do texto, digitadas em corpo 10 (dez), com sua numeração acompanhando a ordem de aparecimento. 
  • A apresentação do autor deverá ser feita em nota de rodapé, utilizando-se de asterisco para a remissão. ATENÇÃO: Essa nota será inserida apenas na versão para publicação, visto que a versão para submissão não deve trazer a identificação do autor no corpo do texto e nem nos dados do arquivo.
  • O trabalho deve ser digitado em Word for Windows, ou programa compatível, em fonte Times New Roman, tamanho 12 (com exceção das citações e notas), recuo de parágrafo de 1,5 cm, espaço simples entre linhas e parágrafos e espaço duplo entre partes do texto. 
  • As páginas devem ser configuradas em tamanho A4, sem numeração, com 3 cm nas margens superior e esquerda, e 2cm nas margens inferior e direita.
  • As citações devem seguir a NBR10520-2002 da ABNT, ou seja, as chamadas pelo sobrenome do autor, pela instituição ou pelo título, quando incluídas na sentença, devem estar em letras maiúsculas e minúsculas, e quando entre parênteses devem estar em letras maiúsculas. Exemplos (NBR10520-2002): “A ironia seria assim uma forma implícita de heterogeneidade mostrada, conforme a classificação proposta por Authier-Reiriz (1982).” / “Apesar das aparências, a desconstrução do logocentrismo não é uma psicanálise da filosofia [...]” (DERRIDA, 1967, p. 293).
  • As citações diretas, com mais de 3 (três) linhas, deverão ser destacadas com recuo de 4 (quatro) cm da margem esquerda, com corpo 11 e sem aspas (NBR 10520-2002 da ABNT).
  • As obras citadas devem obrigatoriamente constar nas referências finais.
  • As referências, dispostas no final do texto, devem ser organizadas em ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro autor e de acordo com a NBR6023-2002 da ABNT.

    Exemplos:

     Livros e outras monografias: BATAILLE, Georges. A literatura e o mal. Porto Alegre: L&PM, 1989.

     Capítulos de livros: BATAILLE, G. O prazer baseado no sentido criminoso do erotismo. In: ______. A literatura e o mal. Porto Alegre: L&PM, 1989. p. 121-6.

     Dissertações e teses: PIERUCCI, Antônio Flávio. Igreja Católica e reprodução humana no Brasil. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1977.

     Artigos em periódicos: SEVCENKO, Nicolau. Dérive poética e objeção cultural: da boemia parisiense a Mário de Andrade. Literatura e Sociedade (USP), São Paulo, v. 7, p. 16-34, 2003.

     Trabalho publicado em Anais de congresso ou similar: AUTOR, Nome. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, número da edição ed., ano. Anais… Cidade: Instituição, p. X-Y.

 

Normas para apresentação de CRIAÇÃO LITERÁRIA:

  • Os textos devem ter no máximo 10 (dez) páginas, por volta de 40 mil caracteres.
  • nome do autor deve estar alinhado à direita, com nota de rodapé para pequena apresentação (titulação, função, instituição e e-mail para contato).

 

Normas para apresentação de RESENHAS:

  • As resenhas devem ter no mínimo 1.000 (mil) e no máximo 3.000 (três mil) palavras, incluindo referências bibliográficas e notas. Devem versar sobre obras produzidas há no máximo 2 anos.
  • título deve estar centralizado, utilizando caixa alta e baixa.
  • nome do autor deve estar alinhado à direita, com nota de rodapé para pequena apresentação (titulaçãofunçãoinstituição e e-mail para contato).
  • Caso haja epígrafe, deve ser escrita em corpo 11 (onze) e vir acompanhada de nota de fim de texto com a referência bibliográfica completa.
  • As notas devem ser reduzidas ao mínimo e utilizadas em rodapé no corpo do texto, digitadas em corpo 10 (dez), com sua numeração acompanhando a ordem de aparecimento. 
  • A apresentação do autor deverá ser feita em nota de rodapé, utilizando-se de asterisco para a remissão. ATENÇÃO: Essa nota será inserida apenas na versão para publicação, visto que a versão para submissão não deve trazer a identificação do autor no corpo do texto e nem nos dados do arquivo.
  • O trabalho deve ser digitado em Word for Windows, ou programa compatível, em fonte Times New Roman, tamanho 12 (com exceção das citações e notas), recuo de parágrafo de 1,5 cm, espaço simples entre linhas e parágrafos e espaço duplo entre partes do texto. 
  • As páginas devem ser configuradas em tamanho A4, sem numeração, com 3 cm nas margens superior e esquerda, e 2cm nas margens inferior e direita.
  • As citações devem seguir a NBR10520-2002 da ABNT, ou seja, as chamadas pelo sobrenome do autor, pela instituição ou pelo título, quando incluídas na sentença, devem estar em letras maiúsculas e minúsculas, e quando entre parênteses devem estar em letras maiúsculas. Exemplos (NBR10520-2002): “A ironia seria assim uma forma implícita de heterogeneidade mostrada, conforme a classificação proposta por Authier-Reiriz (1982).” / “Apesar das aparências, a desconstrução do logocentrismo não é uma psicanálise da filosofia [...]” (DERRIDA, 1967, p. 293).
  • As citações diretas, com mais de 3 (três) linhas, deverão ser destacadas com recuo de 4 (quatro) cm da margem esquerda, com corpo 11 e sem aspas (NBR 10520-2002 da ABNT).
  • As obras citadas devem obrigatoriamente constar nas referências finais.
  • As referências, dispostas no final do texto, devem ser organizadas em ordem alfabética pelo sobrenome do primeiro autor e de acordo com a NBR6023-2002 da ABNT.

Exemplos:

 Livros e outras monografias: BATAILLE, Georges. A literatura e o mal. Porto Alegre: L&PM, 1989.

 Capítulos de livros: BATAILLE, G. O prazer baseado no sentido criminoso do erotismo. In: ______. A literatura e o mal. Porto Alegre: L&PM, 1989. p. 121-6.

 Dissertações e teses: PIERUCCI, Antônio Flávio. Igreja Católica e reprodução humana no Brasil. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 1977.

 Artigos em periódicos: SEVCENKO, Nicolau. Dérive poética e objeção cultural: da boemia parisiense a Mário de Andrade. Literatura e Sociedade (USP), São Paulo, v. 7, p. 16-34, 2003.

 Trabalho publicado em Anais de congresso ou similar: AUTOR, Nome. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO, número da edição ed., ano. Anais… Cidade: Instituição, p. X-Y.

Dossiê

Seção especial de artigos temáticos cujo assunto é anunciado na chamada de trabalhos. 


Serão aceitos artigos de estudantes (de graduação e pós-graduação), de professoras e professores de qualquer curso ou universidade, de pesquisadores em geral e de pessoas convidadas, desde que adequados à linha editorial da revista. Os artigos devem abordar o tema proposto para o Dossiê e precisam ser originais e inéditos (de autoria individual ou coletiva). Os textos enviados não poderão ser submetidos a outras publicações. Os artigos deverão ser enviados conforme as normas da revista publicizadas em nosso site. Cada artigo será examinado pela Comissão Editorial, que, julgando-o adequado às normas editoriais, o encaminhará para duas pessoas que emitirão pareceres anônimos.


O artigo deverá ser deferido por ambos os pareceres. Em caso de divergência, o artigo será encaminhado para um terceiro parecer, que decidirá sobre a publicação.


Em caso de artigo aceito para publicação, os autores mantêm os direitos autorais sobre os artigos originais e inéditos que disponibilizarem e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. 

Tema livre

Seção destinada a artigos de tema livre, desde que de interesse para o debate dos estudos de literatura brasileira.

 

Serão aceitos artigos de estudantes (de graduação e pós-graduação), de professoras e professores de qualquer curso ou universidade, de pesquisadores em geral e de pessoas convidadas, desde que adequados à linha editorial da revista. Os artigos precisam ser originais e inéditos (de autoria individual ou coletiva). Os textos enviados não poderão ser submetidos a outras publicações.

 

Os artigos deverão ser enviados conforme as normas da revista publicizadas em nosso site. Cada artigo será examinado pela Comissão Editorial, que, julgando-o adequado às normas editoriais, o encaminhará para duas pessoas que emitirão pareceres anônimos. O artigo deverá ser deferido por ambos os pareceres. Em caso de divergência, o artigo será encaminhado para um terceiro parecer, que decidirá sobre a publicação.

 

Em caso de artigo aceito para publicação, os autores mantêm os direitos autorais sobre os artigos originais e inéditos que disponibilizarem e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a  Licença Creative Commons Attributionque permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

Criação literária

Seção dedicada à publicação de textos de criação literária (poema, crônica, conto, texto dramático etc.).


Serão aceitos textos de qualquer pessoa, desde que originais e inéditos (de autoria individual ou coletiva). Os textos enviados não poderão ser submetidos a outras publicações.


Os textos deverão ser enviados conforme as normas da revista publicizadas em nosso site. Cada texto será examinado pela Comissão Editorial que, julgando-o adequado à publicação, o encaminhará para duas pessoas que emitirão pareceres anônimos. O artigo deverá ser deferido por ambos os pareceres. Em caso de divergência, o artigo será encaminhado para um terceiro parecer, que decidirá sobre a publicação.


OBS: Não é obrigatório que os textos artísticos, para ser submetidos à revista, tenham relação com os temas dos dossiês em edição, mas quando isso acontece é sempre muito bem-vindo.

Resenhas

Seção dedicada à publicação de resenhas de livros completos em qualquer idioma, afins às áreas de Literatura e Humanidades em geral, sem restrição quanto à data de publicação da obra, desde que fundamentada a relevância da recepção.


Serão aceitos textos de estudantes (de graduação e pós-graduação), de professoras e professores de qualquer curso ou universidade, de pesquisadores em geral e de pessoas convidadas, desde que adequados à linha editorial da revista. As resenhas precisam ser originais e inéditas (de autoria individual ou coletiva). Os textos enviados não poderão ser submetidos a outras publicações.


As resenhas deverão ser enviadas conforme as normas da revista publicizadas em nosso site. Cada resenha será examinada pela Comissão Editorial que, julgando-a adequada às normas editoriais, a encaminhará para duas pessoas que emitirão pareceres anônimos. A resenha deverá ser deferida por ambos os pareceres. Em caso de divergência, o texto será encaminhado para um terceiro parecer, que decidirá sobre a publicação.


 

Tradução

Seção dedicada à publicação de traduções de textos acadêmicos ou jornalísticos (e.g. artigos, ensaios, resenhas ou entrevistas) que sejam relevantes para o tema do dossiê e/ou para os estudos de literatura brasileira em geral. Não existe periodicidade predefinida para a publicação das traduções.

Só serão aceitas traduções de outras línguas para o português. 

Dossiê n. 15: A cultura brasileira em tempos de repressão

Seção especial de artigos temáticos cujo assunto é anunciado na chamada de trabalhos. 

 

Serão aceitos artigos de estudantes (de graduação e pós-graduação), de professoras e professores de qualquer curso ou universidade, de pesquisadores em geral e de pessoas convidadas, desde que adequados à linha editorial da revista. Os artigos devem abordar o tema proposto para o Dossiê e precisam ser originais e inéditos (de autoria individual ou coletiva). Os textos enviados não poderão ser submetidos a outras publicações. Os artigos deverão ser enviados conforme as normas da revista publicizadas em nosso site. Cada artigo será examinado pela Comissão Editorial, que, julgando-o adequado às normas editoriais, o encaminhará para duas pessoas que emitirão pareceres anônimos.

 

O artigo deverá ser deferido por ambos os pareceres. Em caso de divergência, o artigo será encaminhado para um terceiro parecer, que decidirá sobre a publicação.

 

Em caso de artigo aceito para publicação, os autores mantêm os direitos autorais sobre os artigos originais e inéditos que disponibilizarem e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. 

Performatividade e Campo expandido na Literatura brasileira

Seção especial de artigos temáticos cujo assunto é anunciado na chamada de trabalhos. 

 Serão aceitos artigos de estudantes (de graduação e pós-graduação), de professoras e professores de qualquer curso ou universidade, de pesquisadores em geral e de pessoas convidadas, desde que adequados à linha editorial da revista.

Os artigos devem abordar o tema proposto para o Dossiê e precisam ser originais e inéditos (de autoria individual ou coletiva).

Os textos enviados não poderão ser submetidos a outras publicações. 

Os artigos deverão ser enviados conforme as normas da revista publicizadas em nosso site.

Cada artigo será examinado pela Comissão Editorial, que, julgando-o adequado às normas editoriais, o encaminhará para duas pessoas que emitirão pareceres anônimos. O artigo deverá ser deferido por ambos os pareceres. Em caso de divergência, o artigo será encaminhado para um terceiro parecer, que decidirá sobre a publicação.

 Em caso de artigo aceito para publicação, os autores mantêm os direitos autorais sobre os artigos originais e inéditos que disponibilizarem e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

 

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