Notas sobre o perigo

Autores

  • Wellington Migliari Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-8133.opiniaes.2014.114865

Palavras-chave:

Literatura, sociedade, sistema educacional, currículo e leitura

Resumo

O presente artigo procura analisar a “Proposta Curricular do Estado de São Paulo – Ensino Fundamental II e Ensino Médio” para Língua Portuguesa. Não apenas procuramos evidenciar os elementos negativos do projeto estadual sobre literatura, mas, sobretudo, a negação da possibilidade de aprendizado da disciplina como experiência emancipatória. Em um primeiro momento, alguns números e estatísticas ilustram uma espécie de falha intencional arquitetada pelo sistema de ensino público do Estado de São Paulo. Após um breve debate crítico sobre literatura e experiência, procuramos refletir sobre algumas das ideias discutidas por Tzvetan Todorov e a questão da forma em Literatura em perigo. Mesmo em cultura e realidade diversas, os pressupostos do crítico nos permitem denunciar um processo negativo subjacente aos valores educacionais presentes na “Proposta Curricular”. Podemos ainda avançar sobre o tema do ensino da literatura ao fazermos algumas considerações em relação ao trabalhador e ao trabalho, respectivamente, símbolos da alienação e construção social positiva do trabalho.

 

 

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Biografia do Autor

  • Wellington Migliari, Universidade de São Paulo

    Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo, Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Durante a pesquisa, foi bolsita da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo – FAPESP. É autor do trabalho “Filosofia e tragédia: o processo de reificação no romance Quincas Borba”. 

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Publicado

2016-04-28