Notas sobre o perigo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-8133.opiniaes.2014.114865Palavras-chave:
Literatura, sociedade, sistema educacional, currículo e leituraResumo
O presente artigo procura analisar a “Proposta Curricular do Estado de São Paulo – Ensino Fundamental II e Ensino Médio” para Língua Portuguesa. Não apenas procuramos evidenciar os elementos negativos do projeto estadual sobre literatura, mas, sobretudo, a negação da possibilidade de aprendizado da disciplina como experiência emancipatória. Em um primeiro momento, alguns números e estatísticas ilustram uma espécie de falha intencional arquitetada pelo sistema de ensino público do Estado de São Paulo. Após um breve debate crítico sobre literatura e experiência, procuramos refletir sobre algumas das ideias discutidas por Tzvetan Todorov e a questão da forma em Literatura em perigo. Mesmo em cultura e realidade diversas, os pressupostos do crítico nos permitem denunciar um processo negativo subjacente aos valores educacionais presentes na “Proposta Curricular”. Podemos ainda avançar sobre o tema do ensino da literatura ao fazermos algumas considerações em relação ao trabalhador e ao trabalho, respectivamente, símbolos da alienação e construção social positiva do trabalho.
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