Em torno do olho da rua

  • Aline Novais de Almeida Universidade de São Paulo
  • Ana Carolina Sá Teles Universidade de São Paulo
  • Marcos de Campos Visnadi Universidade de São Paulo
Palavras-chave: literatura e cidade, n. 9 da Opiniães, editorial

Resumo

Os dezesseis artigos que compõem o dossiê do n. 9 da Opiniães - Revista dos alunos de Literatura Brasileira entram na cidade por suas próprias vias. Entre flâneurs e monumentos, meio bossa nova e rock’n’roll, estudantes de graduação e pós-graduação enviaram suas leituras de obras de Machado de Assis, Carlos Drummond de Andrade, Rubem Fonseca, João Antônio, Renato Russo, Evandro Affonso Ferreira, Milton Hatoum, Chico Buarque, entre outros, buscando uma convergência com temas da arquitetura e do urbanismo para encontrar, na literatura, uma forma particular de representar, imaginar, lembrar e esquecer a cidade. A edição também apresenta uma entrevista com a professora Sophial Beal (Universidade de Minnesota), uma resenha sobre livro da autora, além de poemas e contos inéditos na seção de "Criação Literária".

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Novais de Almeida, Universidade de São Paulo
Possui Bacharel e Licenciatura em Letras, Português e Italiano (2008) e Mestrado em Letras (2013) pela Universidade de São Paulo. Atualmente, é doutoranda do Programa de Pós-graduação em Literatura Brasileira (Bolsista CNPq) da FFLCH-USP, debruçando-se em sua pesquisa no estudo da relação entre o erótico e o sagrado na obra de Murilo Mendes. É membro da equipe editorial da Manuscrítica: revista de crítica genética e da Revista Opiniães. É secretária de divulgação da Diretoria da Associação de Pesquisadores em Critica Genética (APCG), além Suplente da Representante Discente do Programa de Literatura Brasileira do DLCV-FFLCH.
Ana Carolina Sá Teles, Universidade de São Paulo
Possui experiência na área de Letras. Atualmente é doutoranda na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (USP) com o Projeto Entre caráter e diferença: personagens machadianas em Ressurreição, Helena e D. Casmurro (CNPq/FAPESP), sob orientação do Prof. Dr. Hélio de Seixas Guimarães. Mestra em Literatura Brasileira pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (USP), com o Projeto Questão moral e constituição do sujeito em contos de Machado de Assis (FAPESP), realizado entre 2010 e 2013, sob orientação do Prof. Dr. Hélio de Seixas Guimarães. Graduada e Licenciada em Letras pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (USP) e pela Faculdade de Educação (USP).
Marcos de Campos Visnadi, Universidade de São Paulo
Graduado em Letras pela Universidade de São Paulo, tendo participado do Projeto Literatura e Autoritarismo, coordenado pelo Prof. Dr. Jaime Ginzburg, no qual desenvolveu pesquisa de Iniciação Científica sobre a velhice na obra em prosa de Hilda Hilst. Atualmente, realiza estudo de mestrado na mesma instituição, sob orientação da Profa. Dra. Eliane Robert Moraes, com o título Buracos não envelhecem: velhice e erotismo na prosa de Hilda Hilst. É bolsista Capes-Proex.
Publicado
2016-12-21
Como Citar
Almeida, A., Teles, A., & Visnadi, M. (2016). Em torno do olho da rua. Opiniães, 5(9), 13-16. https://doi.org/10.11606/issn.2525-8133.opiniaes.2016.124611