Alteridade e diferença na Amazônia Brasileira: uma análise de Dois Irmãos, de Milton Hatoum e Chove nos Campos de Cachoeira, de Dalcídio Jurandir

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-8133.opiniaes.2021.187520

Palavras-chave:

Amazônia , Estrangeiro, Alteridade, Diferença

Resumo

Os relatos dos primeiros viajantes, missionários, cronistas e cientistas apresentam a Amazônia brasileira com características que geralmente convergem para o mesmo ponto: a perspectiva de cultura única, corroborada pela insistente negação da alteridade. Consciente dessa problemática, a proposta deste artigo é entender a maneira pela qual as formas de alteridade racial/cultural/histórica são demarcadas nos romances Dois irmãos, de Milton Hatoum e Chove nos campos de cachoeira, de Dalcídio Jurandir. A intenção é analisar vozes que permeiam a escrita desses autores e que problematizam imagens estereotipadas, alargando também a concepção de estrangeiro, uma vez que o outro é também o “lado obscuro” de si próprio. Para isso, tomamos como ponto de partida as discussões de Homi K. Bhabha, Julia Kristeva, Jacques Derrida e Ana Pizarro, contribuindo para que se analise a cultura como um entre-lugar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Liozina kauana de Carvalho Penalva, Instituto Federal do Pará - IFPA

    Doutora em Literatura e Cultura, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Professora de Língua Portuguesa e Literatura, do Instituto Federal do Pará. 

     

  • Lorena de Carvalho Penalva, Instituto Federal do Pará - IFPA

    Doutora em Literatura e Cultura, pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Mestre em Teoria Literária, pela Univerisdade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora de Literatura e Cultura, do Instituto Federal do Pará.

  • Gilson Penalva, Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará - Unifeespa

    Doutor em Literatura e Cultura, pela Universidade Federal da Paraíba. Professora de Literatura Brasileira e das Amazônias, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará.

Referências

BHABHA, Homi K. O local da cultura. Tradução de Myriam Àvila, Eliana Lourenço de Lima Reis, Gláucia Renate Gonçalves. 2. ed. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.

BOSI, Alfredo. História concisa da literatura brasileira. 46. ed. São Paulo: Cultrix, 2006.

CURY, Maria Zilda Ferreira. Fronteiras da memória na ficção de Milton Hatoum. Língua e Literatura: limites e fronteiras. Revista do Programa de Pós-graduação em Letras, Santa Maria, v. 26, p. 11-19, 2003.

DERRIDA, Jacques. “A diferença”. In: DERRIDA, Jacques. Margens da Filosofia. Tradução de Joaquim Costa, Antônio M. Magalhães. São Paulo: Papirus, 1991, p. 33- 62.

FIGUEIREDO, Eurídice. Representações de etnicidade: perspectivas interamericanas de literatura e cultura. Rio de Janeiro: 7Letras, 2010.

HATOUM, Milton. Dois irmãos. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

JURANDIR, Dalcídio. Chove nos campos de cachoeira. 4. ed. Belém: Cejup, 2019.

JURANDIR, Dalcídio. Chove nos campos de cachoeira. 1. Ed. Rio de Janeiro: Vecchi, 1941.

JURANDIR, Dalcídio. Ribanceira. Rio de Janeiro: Record, 1978.

KRISTEVA, Julia. Estrangeiros para nós mesmos. Tradução de Maria Carlota Carvalho Gomes Rio de Janeiro: Rocco, 1994.

LANDOWSKI, Eric. Presenças do outro: ensaios de sociossemiótica. Tradução de Mary Amazonas Leite de Barros. São Paulo: Perspectiva, 2002.

MORAES, Eneida. Eneida entrevista Dalcídio. Asas da Palavra, n. 4. Belém: UNAMA, junho de 1996, pp. 32-33. Disponível em: http://revistas.unama.br/index.php/asasdapalavra/article/view/1480/830. Acesso em: 11 jul. 2021.

PATERSON, JANET M. Pensando o conceito de alteridade hoje. Entrevista concedida por Janet M. Paterson a Sandra Regina Goulart Almeida. Tradução de Alcione da Cunha Siveira. Aletria: Revista de Estudos de Literatura, jul. a dez. – v. 16, 2007. Disponível em: http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/aletria/article/view/1402/1500. Acesso em: 11 jul. 2021

PIZARRO, Ana. Amazônia: as vozes do rio: imaginário e modernização. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2012.

SOARES, Vera Lúcia. Travessias Culturais e identitárias na narrativa de Milton Hatoum. In: RODRIGUES, Helenice; KOHLER, Heliane (orgs.). Travessias e cruzamentos culturais: a mobilidade em questão. Rio de Janeiro: Editora FVG, 2008.

Downloads

Publicado

2021-12-30

Como Citar

Alteridade e diferença na Amazônia Brasileira: uma análise de Dois Irmãos, de Milton Hatoum e Chove nos Campos de Cachoeira, de Dalcídio Jurandir. (2021). Opiniães, 19, 51-66. https://doi.org/10.11606/issn.2525-8133.opiniaes.2021.187520