Urubu-Rei: A palávora experimental de Gramiro de Matos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-8133.opiniaes.2022.196554

Palavras-chave:

Poesia brasileira, Poesia moderna, Tropicália, Marginália, Poesia concreta

Resumo

O objetivo do presente artigo é explorar, por meio da leitura de Urubu-Rei (Gernasa, 1972), livro de estreia de Gramiro Matos (1944), e de bibliografia que analisa a poesia moderna brasileira, do modernismo às neovaguardas concretas, os elementos da poesia gramiriana que permitem inseri-la em determinada tradição experimental da poesia brasileira.  

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

ANDRADE, Mário de. A escrava que não é Isaura. São Paulo: Nova Fronteira, 2010.

ANDRADE, Oswald de. Manifesto antropófago. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

ANDRADE, Oswald de. Poesias reunidas. São Paulo: Companhia das Letras, 2017.

BOSI, Viviana. Poesia em risco: itinerários a partir dos anos 60. São Paulo: Editora 34, 2021.

CACASO. “Transformações, morcegos e mamãos”. Opinião. Rio de Janeiro, 18 de março de 1974, n.º 71. Literatura, pp. 15 - 16.

CAMPOS, Augusto de. O balanço da bossa e outras bossas. São Paulo: Perspectiva, 2003.

CAMPOS, Augusto de. Poesia antipoesia antropofagia & cia. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

CAMPOS, Haroldo de. A arte no horizonte do provável. São Paulo: Perspectiva, 2012.

CAMPOS, Haroldo de. Metalinguagem & outras metas. São Paulo: Perspectiva, 1992.

CAMPOS, Augusto de. CAMPOS, Haroldo de. Panaroma de Finnegans Wake. São Paulo: Perspectiva, 2019.

CAMPOS, Augusto de. CAMPOS, Haroldo de. PIGNATARI, Décio. Teoria da poesia concreta. São Paulo: Ateliê Editorial, 2014.

CAMPOS, Augusto de; CAMPOS, Haroldo de; SCHNAIDERMAN, Boris. Poesia russa moderna. São Paulo: Editora Perspectiva, 2009.

COELHO, Frederico. Eu, brasileiro, confesso minha culpa e meu pecado. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2010.

FAVARETTO, Celso. A contracultura, entre a curtição e o experimental. São Paulo: n1 Edições, 2019.

FAVARETTO, Celso. Tropicália: alegoria alegria. São Paulo: Ateliê Editorial, 2007.

HOLLANDA, Heloisa Buarque de. Impressões de viagem: CPC, vanguarda e desbunde (1960-70). Rio de Janeiro: Rocco, 1992.

JAKOBSON, Roman. Linguística e comunicação. São Paulo: Cultrix, 1976.

MATOS, Gramiro de. Urubu-Rei. Rio de Janeiro: Gernasa, 1972.

LUNGOV, Arthur. “Entrevista com Gramiro de Matos, por Arthur Lungov”. Disponível em: <https://escamandro.com/2020/07/20/xantoentrevista-com-gramiro-de-matos-por-arthu-lungov/>. Acessado em 11 mai. 2021.

NUNES, Benedito. Oswald canibal. São Paulo: Perspectiva, 1979.

PIGNATARI, Décio. O que é comunicação poética. São Paulo: Ateliê Editorial, 2006.

SANTIAGO, Silviano. Uma literatura nos trópicos. Recife: Cepe, 2019.

SCHWITTERS, Kurt. Por trás e pela frente primeiro. Trad. de Douglas Pompeu. São Paulo: Jabuticaba, 2018.

TELLES, Gilberto Mendonça. Vanguarda europeia e modernismo brasileiro. Rio de Janeiro: Vozes, 1972.

Downloads

Publicado

2022-12-22

Como Citar

Urubu-Rei: A palávora experimental de Gramiro de Matos. (2022). Opiniães, 21, 184-210. https://doi.org/10.11606/issn.2525-8133.opiniaes.2022.196554