A (Des)construção do feminino em Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-8133.opiniaes.2022.201277Palavras-chave:
Uma aprendizagem, Clarice Lispector, Feminino, PsicanáliseResumo
O presente artigo visa à análise do processo de ressignificação do conceito de feminino e da constituição da protagonista como sujeito do livro Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres, de Clarice Lispector.
Para esse fim, far-se-á um breve estudo da linguagem usada pela autora à luz da hermenêutica, da psicanálise lacaniana e de teorias feministas de autoras como Simone de Beauvoir e Virginia Woolf. Assim, expõem-se os questionamentos dos padrões históricos, sociais e culturais de gênero e as quebras de paradigmas, tanto conceituais como estilísticos de que lançam mão a autora.
Será analisada uma passagem do romance para exemplificar a complexidade da obra em relação ao tema em questão e mostrar como ocorre uma desmontagem de estereótipos e o valor estético do livro.
Downloads
Referências
ARÊAS, V. “A moralidade da forma”. Suplemento Literário Minas Gerais. Belo Horizonte: Imprensa Oficial do Estado de Minas Gerais, n. 1091, p. 12-14, 19 dez. 1987.
BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo. Tradução de Sergio Milliet. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2009.
BIRMAN, Joel. Cartografias do feminino. São Paulo: Editora 34, 1999.
FITTIPALDI, Eliane Pereira. Trajetórias do feminino em narrativas de Clarice Lispector, Simone de Beauvoir & Agnès Varda. São Paulo: Hucitec Editora, 2021.
FREUD, Sigmund. A interpretação dos sonhos. Tradução de J. Salomão. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1974, vol. V, pp. 373-454.
FREUD, Sigmund. Além do princípio de prazer [Jenseits des Lustprinzips]. Edição crítica bilíngue. Tradução e notas de Maria Rita Salzano Moraes. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.
FREUD, Sigmund. Inibição, sintoma e medo. Tradução de Renato Zwick. Porto Alegre: L&PM, 2016.
FREUD, Sigmund. O mal-estar na civilização. Edição standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud, vol. 21. Rio de Janeiro: Imago, 1996.
LACAN, Jacques. A significação do falo. Escritos. Tradução de M. D. Magno. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1998.
LACAN, Jacques. O seminário. Livro 5. As formações do inconsciente [1957-1958]. Tradução de M. D. Magno. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.
LACAN, Jacques. O seminário. Livro 10. A angústia. Tradução de M. D. Magno. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.
LACAN, Jacques. O Seminário. Livro 20. Mais ainda. Tradução de M. D. Magno. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1985.
LACAN, Jacques. O seminário. Livro 11. Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. Tradução de M. D. Magno. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1964.
LISPECTOR, Clarice. Uma aprendizagem ou O livro dos prazeres. Rio de Janeiro: Rocco, 2017.
PINTO, Céli Regina Jardim. Uma história do feminismo no Brasil. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2003.
QUINET, Antonio. Os outros em Lacan. Col. Passo a Passo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2012.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Jenifer Ianof de la Fuente

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A revista Opiniães não exerce cobrança pelas contribuições recebidas, garantindo o compartilhamento universal de suas publicações. Os autores mantêm os direitos autorais sobre os textos originais e inéditos que disponibilizarem e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.