50 anos do Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira da FFLCH-USP: anos de formação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-8133.opiniaes.2022.205061

Palavras-chave:

Memória, Afeto, Literatura brasileira, Depoimento

Resumo

Esta seção reúne depoimentos de docentes e egressos do Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira, dando continuidade às celebrações do aniversário de 50 anos. Os relatos acompanham as trajetórias formativas junto ao PPGLB, de modo a atingir uma perspectiva afetiva da história do Programa. Os autores das rememorações a serem lidas nas próximas páginas são: Acauam Oliveira, egresso e professor da Universidade de Pernambuco; Caio Cesar Esteves de Souza, egresso e doutorando na Universidade de Harvard; Ligia Rivello Baranda Kimori, egressa e do IEB e pesquisadora independente; João Roberto Gomes de Faria, professor titular do PPGLB; Noemi Jaffe, egressa, escritora e professora; e Yudith Rosenbaum, professora do PPGLB. 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Amanda Angelozzi, Universidade de São Paulo - USP

    Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). É bacharela e licenciada em Letras pela mesma instituição com dupla habilitação em Português e Italiano e licenciada em Pedagogia pela Universidade Cruzeiro do Sul. Estuda a obra da autora Clarice Lispector desde a iniciação científica. No momento, pesquisa a figuração da botânica na obra da autora. Participa do Grupo de Estudos de Crítica Literária e Psicanálise, coordenado pelas professora doutoras Cleusa Rios Passos e Yudith Rosenbaum, na Universidade de São Paulo, desde 2018. É editora da Revista Opiniães desde 2021.

  • Cláudia Ayumi Enabe, Universidade de São Paulo - USP

    Mestranda em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo. Graduada em Letras, com habilitação em Linguística e Português, na Faculdade de Filosofia Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH/USP). Pesquisou o romance Lavoura arcaica, de Raduan Nassar, junto à área de Literatura Brasileira desta instituição, desenvolvendo projeto de iniciação científica apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP). Atualmente, estuda o amor como estrutura discursiva na contística de Lygia Fagundes Telles. Possui interesse, sobretudo, em literaturas de língua portuguesa modernas e contemporâneas. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Ficção Brasileira, coordenado pelo Prof. Dr. André Luis Rodrigues, na Universidade de São Paulo.

  • Fernando Borsato dos Santos, Universidade de São Paulo - USP

    Doutorando do Programa de Literatura Brasileira da Universidade de São Paulo - FFLCH-USP. É mestre em Letras (Literatura Brasileira - FFLCH-USP), Bacharel em Letras (Português e Inglês - FFLCH-USP), membro do Grupo de Pesquisa CNPq Da autoria literária: história, atualidade e perspectivas, e assistente editorial da Machado de Assis em linha - revista eletrônica de estudos machadianos (Qualis A1).

Referências

ANDRADE, Carlos Drummond. Claro Enigma. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

DELEUZE, G. O abecedário. Entrevista a Claire Parnet (1988). Transcrição e tradução do vídeo de T. Tadeu da Silva.

Downloads

Publicado

2022-12-22

Como Citar

50 anos do Programa de Pós-Graduação em Literatura Brasileira da FFLCH-USP: anos de formação. (2022). Opiniães, 21, 114-147. https://doi.org/10.11606/issn.2525-8133.opiniaes.2022.205061