Um triângulo da marca para evitar a branding myopia: contribuição semiótica para um modelo integrado de compreensão da marca

Autores

  • Paulo de Lencastre Universidade Católica Portuguesa. Faculdade de Economia e Gestão
  • Ana Côrte-Real Universidade do Porto

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2007.138946

Palavras-chave:

Marca. Branding (Gestão Da Marca). Semiótica. Marketing. Marketing mix. Product mix. Identity mix. Brand mix. Public mix. Response mix. Identidade corporativa. Extensão de marca. Posicionamento da marca. Imagem da marca. Valor da marca.

Resumo

Este artigo parte da metáfora da miopia para explicar a visão mais limitada da marca, entendida como o sinal de identidade de um produto. Sendo a marca um sinal, recorre à semiótica, a ciência dos sinais, para aplicar um modelo que alarga o conceito de marca a três dimensões: a do sinal de identidade propriamente dito; a do objeto a que o sinal se refere; e a da resposta do mercado ao sinal.

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Biografia do Autor

  • Paulo de Lencastre, Universidade Católica Portuguesa. Faculdade de Economia e Gestão
    Doutor em Ciências Econômicas Aplicadas pela Universidade Católica de Lovaina (Bélgica). Professor de Marketing na Faculdade de Economia e Gestão da Universidade Católica Portuguesa.
  • Ana Côrte-Real, Universidade do Porto
    Doutora em Marketing pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), Lisboa. Professora de Marketing na Faculdade de Economia e na Escola Superior de Comunicação da Universidade do Porto

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Publicado

2007-12-14

Como Citar

LENCASTRE, Paulo de; CÔRTE-REAL, Ana. Um triângulo da marca para evitar a branding myopia: contribuição semiótica para um modelo integrado de compreensão da marca. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 4, n. 7, p. 98–113, 2007. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2007.138946. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138946.. Acesso em: 7 maio. 2024.