Texto de revista impressa de negócios: modos de argumentar

Autores

  • Cleonice Men da Silva Ramos Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2008.138984

Palavras-chave:

Estratégias argumentativo-persuasivas. Universo discursivo corporativo-empresarial. Revista impressa de negócios. Texto capa. Efeitos de sentido.

Resumo

Esta pesquisa objetiva mostrar estratégias argumentativo-persuasivas e os efeitos de sentido delas decorrentes ao analisar o texto capa de revista impressa do universo discursivo corporativo-empresarial. A importância de recuperar efeitos argumentativos em textos midiáticos da atualidade justifica-se porque não se argumenta apenas para obter consenso sobre algum ponto de vista divergente, mas também para reforçar crenças e valores radicados em um indivíduo ou em um grupo específico; argumenta-se, enfim, mediante um discurso eficaz para persuadir o outro, conquistar sua adesão.

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Biografia do Autor

  • Cleonice Men da Silva Ramos, Universidade de São Paulo. Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas
    Doutoranda pela Universidade de São Paulo no curso de Letras, área de Filologia e Língua Portuguêsa. Mestre pela Universidade de São Paulo na área de Semiótica e Linguística Geral

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Publicado

2008-12-16

Como Citar

RAMOS, Cleonice Men da Silva. Texto de revista impressa de negócios: modos de argumentar. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 5, n. 9, p. 67–76, 2008. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2008.138984. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138984.. Acesso em: 1 maio. 2024.