As narrativas da Comunicação Organizacional da empresa de ERP - estudo de caso SAP

Autores

  • Ana Lúcia de Alcântara Oshiro Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2008.138991

Palavras-chave:

Reputação. Informacional. Comunicação organizacional. Sistemas de gestão integrada. ERP.

Resumo

Este artigo analisa as narrativas do discurso informativo de reputação da comunicação organizacional da indústria de sistemas de gestão integrada ou ERP (Enterprise Resource Planning), tendo como estudo de caso a empresa global SAP. Este discurso embute em suas narrativas os conceitos da economia informacional de Manuel Castells e de rede, de Shapiro e Varian – que foram assumidos pelo pesquisador como valores informacionais do ERP. Como referencial teórico dos indicadores de reputação das narrativas analisadas, tomouse por base o estudo desenvolvido por Morten Thanning Vendelo (1998), além dos indicadores da reputação da comunicação organizacional presentes no estudo de Norberto Minguéz (1999).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Ana Lúcia de Alcântara Oshiro, Universidade Anhembi Morumbi
    Mestre em Comunicação Social pelo Programa de Pós-Gradução em Comunicação, Tecnologia e Mercado da Faculdade Casper Líbero. Professora do curso de pós-graduação MBA em Comunicação Corporativa e Gestão de Pessoas da Universidade Anhembi Morumbi

Downloads

Publicado

2008-12-16

Como Citar

OSHIRO, Ana Lúcia de Alcântara. As narrativas da Comunicação Organizacional da empresa de ERP - estudo de caso SAP. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 5, n. 9, p. 166–187, 2008. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2008.138991. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/138991.. Acesso em: 1 maio. 2024.