Indie games como paradigma da indústria criativa: perspectivas e possibilidades comunicacionais

Autores

  • Sergio Nesteriuk Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139301

Palavras-chave:

Cultura digital. Games. Videogame. Economia criativa. Nativos digitais. Tecnologias comunicacionais.

Resumo

Diferentemente dos outros produtos culturais que tiveram que imigrar e se adaptar aos novos paradigmas instaurados pelacultura digital, os games já nasceram digitais em um ambiente metamórfico e muitas vezes incompreensível a partir da perspectiva analógica de um imigrante digital. Os games representam o embrião e o solo primevo da cultura digital e porisso mesmo podem ser entendidos como o paradigma da economia criativa dentro da cultura contemporânea, oferecendo novas e interessantes perspectivas comunicacionais para uma geração de nativos digitais.

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Biografia do Autor

  • Sergio Nesteriuk, Universidade Anhembi Morumbi
    Mestre e doutor em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Graduado em Comunicação Social – Rádio e TV pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (Unesp). Professor do Programa de Pós-Graduação em Design da Universidade Anhembi Morumbi e de seus cursos de graduação em Design de Games e em Design de Animação. Consultor de roteiro e dramaturgia do Programa de Fomento à Produção e Teledifusão de Séries de Animação Brasileiras (AnimaTV).

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Publicado

2015-12-14

Como Citar

NESTERIUK, Sergio. Indie games como paradigma da indústria criativa: perspectivas e possibilidades comunicacionais. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 12, n. 23, p. 124–137, 2015. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2015.139301. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/139301.. Acesso em: 6 out. 2024.