Ultraje do rosto: embates discursivos e reconhecimento da liderança feminina na Petrobras

Autores

  • Ângela Cristina Salgueiro Marques
  • Frederico da Cruz Vieira de Souza Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2016.139316

Palavras-chave:

Discurso. Reconhecimento. Rosto. Liderança feminine. Petrobras. Graça Foster.

Resumo

Discursos organizacionais e questões do processo de afirmação e reconhecimento das identidades femininas no mundo corporativo são o foco desse artigo. Abordam-se dimensões dos dilemas antifeministas envolvidos nos discursos organizacionais, em distintos momentos e mediados por diferentes suportes de comunicação. Valendo-se de aparições da liderança feminina no espaço público, elegemos como norteadores conceituais as noções de rosto e de ultraje para embasar uma breve análise comunicacional sedimentada no rosto de Graça Foster, primeira mulher presidente da Petrobras. A metodologia híbrida desenvolvida para a leitura qualitativa das produções midiáticas em questão alia elementos da análise do discurso a outros próprios da semiótica, considerando as dimensões ética e estético-expressiva das textualidades e imagens constantes nas produções analisadas. Os resultados alcançados apontam para a necessidade de uma visão crítica da comunicação organizacional que prime pela ética, abandonando estereotipias usualmente empregadas pelos discursos organizacionais, sobretudo por aqueles que tematizam as mulheres.

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Biografia do Autor

Ângela Cristina Salgueiro Marques

Pós-doutora em Comunicação pela Université Stendhal – Grenoble III, França. Doutora em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Comunicação Social pela UFMG. Graduada em Jornalismo pela UFMG. Professora do Programa de Pós-graduação da UFMG.

Frederico da Cruz Vieira de Souza, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando em Comunicação Social na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Comunicação Social pela UFMG. Graduado em Jornalismo e em Relações Públicas pela UFMG. Especialista em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas (FGV).

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Publicado

2016-06-11