Marketing y Relaciones Públicas promoviendo diálogo con los públicos en las redes sociales
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2018.155286Palabras clave:
Marketing, Estratégia, Relaciones, Públicos, Redes socialesResumen
En este artículo se busca presentar cómo nuevas estrategias de marketing están siendo utilizadas por las organizaciones para construir un diálogo más efectivo con sus respectivos públicos, principalmente en las redes sociales, donde ellos están más presentes y actuantes. Es importante mostrar que los cambios de comportamiento de los consumidores transformaron las relaciones empresa-consumidor, haciendo que el marketing ha alcanzado nuevas alternativas para optimizar su éxito.
Descargas
Referencias
CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede: a era da informação. Tradução: Roneide Venâncio Majer. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
CENTRO REGIONAL DE ESTUDOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO. Pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos domicílios brasileiros: TIC DOMICÍLIOS 2017. São Paulo, 2018. Disponível em: https://cetic.br/tics/domicilios/2016/individuos/C5/. Acesso em: 20 mar. 2019.
FONSECA, Letícia. Content Trends: tendências do marketing de conteúdo 2018. [S. l.]: Rockcontent, 2018a. Disponível em: https://inteligencia.rockcontent.com/content-trends/. Acesso em: 20 mar. 2019.
FONSECA, Letícia et al. Social Media Trends 2019. [S. l.]: Rockcontent, 2018b. Disponível em: https://materiais.rockcontent.com/social-media-trends. Acesso em: 20 mar. 2019.
IGOR. Veja as melhores respostas da Netflix nas redes sociais. Gazeta do Mundo, [s. l.], 5 ago. 2018. Disponível em: https://www.gazetadomundo.com/veja-as-melhores-respostas-da-netflix-nas-redes-sociais/. Acesso em: 20 mar. 2019, 14:30.
KUNSCH, Margarida Maria Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. São Paulo: Summus Editorial, 2003.
PAZ, João da. Com 7,5 milhões de assinantes, Brasil é campeão de séries não-inglesas na Netflix. TV UOL, São Paulo, 30 maio 2018, 06:07. Disponível em: https://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/series/com-75-milhoes-de-assinantes-brasil-e-campeao-de-series-nao-inglesas-na-netflix-20698. Acesso em: 20 mar. 2019, 14:30.
TERRA, Carolina Frazon. Redes e mídias sociais: desafios e práticas no contexto das organizações. In: KUNSCH, Margarida Maria. Comunicação organizacional estratégica: aportes conceituais e aplicados. São Paulo: Summus, 2016. p. 255-272.
YANAZE, Mitsuru Higuchi. Gestão de marketing e comunicação: avanços e aplicações. 2. ed. São Paulo: Saraiva, 2011.
YANAZE, Mitsuru Higuchi; FREIRE, Otávio; SENISE, Diego. Retorno de investimentos em comunicação: avaliação e mensuração. 2. ed. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2013.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
A submissão implica a cessão de direitos da primeira publicação à revista Organicom, sem pagamento. Os autores podem estabelecer por separado acordos adicionais para a distribuição não exclusiva de versão da obra publicada na revista (como colocar em um repositório institucional ou publicar um livro), com o devido reconhecimento de sua publicação inicial na revista Organicom.