Marketing y Relaciones Públicas promoviendo diálogo con los públicos en las redes sociales

Autores/as

  • Flávia Cristina Martins Mendes Universidade São Judas
  • Mitsuru Higuchi Yanaze Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-2593.organicom.2018.155286

Palabras clave:

Marketing, Estratégia, Relaciones, Públicos, Redes sociales

Resumen

En este artículo se busca presentar cómo nuevas estrategias de marketing están siendo utilizadas por las organizaciones para construir un diálogo más efectivo con sus respectivos públicos, principalmente en las redes sociales, donde ellos están más presentes y actuantes. Es importante mostrar que los cambios de comportamiento de los consumidores transformaron las relaciones empresa-consumidor, haciendo que el marketing ha alcanzado nuevas alternativas para optimizar su éxito.

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Biografía del autor/a

  • Flávia Cristina Martins Mendes, Universidade São Judas

    Mestre em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de
    São Paulo.
    Professora e pesquisadora do Centro de Estudos de Avaliação em Comunicação e Marketing –
    CEACOM-ECA/USP.
    Professora nos cursos de extensão da ESPM São Paulo e dos cursos de comunicação social da
    Universidade São Judas.
    Coautora dos livros Comunicação em cena – Volume 1 (2012) e 5 (2014) e do livro Marketing e
    comunicação de projetos socioculturais: experiências brasileiras e cubanas (2015).

  • Mitsuru Higuchi Yanaze, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    Professor titular de Marketing e Comunicação da Escola de Comunicações e Artes da Universidade
    de São Paulo – ECA/USP.
    Coordenador geral do Centro de Estudos de Avaliação e Mensuração em Comunicação e
    Marketing – CEACOM-ECA/USP.
    Coordenador do curso de especialização em Gestão de Comunicação e Marketing da ECA/USP.
    Diretor da Mitsuru H. Yanaze & Associados, empresa de consultoria.
    Autor dos livros Gestão de marketing e comunicação: avanços e aplicações (2007; 2. ed., 2011);
    Retorno de investimentos em comunicação: avaliação e mensuração (2010; 2. ed., 2013) e
    Marketing fácil (2013).

Referencias

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YANAZE, Mitsuru Higuchi; FREIRE, Otávio; SENISE, Diego. Retorno de investimentos em comunicação: avaliação e mensuração. 2. ed. São Caetano do Sul: Difusão Editora, 2013.

Publicado

2018-11-29

Cómo citar

MENDES, Flávia Cristina Martins; YANAZE, Mitsuru Higuchi. Marketing y Relaciones Públicas promoviendo diálogo con los públicos en las redes sociales. Organicom, São Paulo, Brasil, v. 15, n. 29, p. 21–29, 2018. DOI: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2018.155286. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/organicom/article/view/155286.. Acesso em: 1 jun. 2024.