O teste de Zulliger e avaliação de desempenho

Autores/as

  • Marcia Eloisa Avona Ferreira Universidade São Francisco
  • Anna Elisa de Villemor-Amaral Universidade São Francisco

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2005000300006

Palabras clave:

Avaliação Psicológica, Zulliger, Sistema Compreensivo, Avaliação de Desempenho

Resumen

Este trabalho aborda a avaliação da personalidade no contexto organizacional, tendo como objetivo buscar evidências de validade para o teste Zulliger por meio da correlação com um questionário de Avaliação de Desempenho. Foram avaliados os resultados de uma amostra de 86 sujeitos, com formação em Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação, Engenharia Eletrônica, Ciência da Computação, Análise de Sistemas e Estatística, com idades entre 22 e 43 anos, gêneros masculino e feminino. O Zulliger foi analisado conforme o Sistema Compreensivo. A Avaliação de desempenho considerou os itens relacionamento interpessoal, tomada de decisões, busca por inovação, organização e solução de problemas. As análises de correlação entre os dois instrumentos indicaram que profissionais mais disciplinados e organizados, que possuem iniciativa e uma visão prática e buscam resultados concretos são mais bem avaliados do que os imaturos emocionalmente, altamente críticos e mais egocentrados, que priorizam as próprias necessidades em detrimento das dos outros.

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Publicado

2005-12-01

Número

Sección

Research Reports

Cómo citar

Ferreira, M. E. A., & Villemor-Amaral, A. E. de. (2005). O teste de Zulliger e avaliação de desempenho . Paidéia (Ribeirão Preto), 15(32), 367-376. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2005000300006