A ética nas relações de trabalho: reflexões sobre fontes de poder em Foucault e Heller

Autores/as

  • Elisabeth Caldeira Villela Universidade do Vale do Itajaí
  • Patrícia de Souza Pita Universidade do Vale do Itajaí
  • Graziela Breitenbauch Universidade do Vale do Itajaí

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2005000300002

Palabras clave:

Identidade, trabalho, dimensão ética educativa

Resumen

Este trabalho ressalta a dificuldade da cultura produtiva de valorizar a identidade pessoal do sujeito além da profissional. As competências proclamadas como essenciais à sobrevivência pessoal e organizacional, tais como: autonomia, liderança, comunicação e cooperação são analisadas em Foucault e Heller, no confronto dos sujeitos, no qual construir o "eu" e o "nós" conjuga um processo educacional. Conclui-se que, a subjetividade, desde os séculos XVIII até início do século XXI encontra-se empobrecida na sua existência como "ser" e valorizada como "dever ser". Aprender a lidar com as normas exige dedicação, compromisso, responsabilidade, para aprender a optar, decidir, discernindo atitudes e exercendo o princípio da liberdade.

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Publicado

2005-12-01

Número

Sección

Theoretical Research

Cómo citar

Villela, E. C., Pita, P. de S., & Breitenbauch, G. (2005). A ética nas relações de trabalho: reflexões sobre fontes de poder em Foucault e Heller . Paidéia (Ribeirão Preto), 15(32), 333-338. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2005000300002