O desenvolvimento profissional de professores das séries iniciais do ensino fundamental

Autores/as

  • Cilene Ribeiro de Sá Leite Chakur Universidade Estadual Paulista de Araraquara; FCL

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2005000300009

Palabras clave:

profissionalidade docente, desenvolvimento profissional do professor, níveis de aquisição da profissionalidade docente

Resumen

Pesquisa anterior mostrou que a profissionalidade de professores de 5ª a 8ª séries se desenvolve em diferentes níveis e que há certos padrões nas reações dos professores diante de conflitos do cotidiano escolar. O presente estudo investigou se existiriam diferenças entre professores quanto aos níveis alcançados. Foram entrevistadas 14 professoras de 1ª a 4ª de uma escola pública paulista sobre histórias hipotéticas, cada qual contendo problema a ser julgado/solucionado; a análise obedeceu a critérios baseados no referencial piagetiano. Os resultados indicaram que os depoimentos dos professores de 1ª a 4ª séries se distribuem pelos mesmos níveis encontrados anteriormente e que são as mesmas as formas de reação ao conflito. Conclui-se que o desenvolvimento profissional docente ocorre em uma seqüência de níveis hierárquicos e, para que os esquemas profissionais progridam e se aperfeiçoem, é fundamental a tomada de consciência dos obstáculos enfrentados, primeiro passo para a sua solução.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2005-12-01

Número

Sección

Research Reports

Cómo citar

Chakur, C. R. de S. L. (2005). O desenvolvimento profissional de professores das séries iniciais do ensino fundamental . Paidéia (Ribeirão Preto), 15(32), 397-407. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2005000300009