Caminhos da universidade rumo ao século XXI: pontos e estratégias para a sua orientação na visão de educadores brasileiros

Autores

  • Paulo Gomes Lima
  • Franciana Castro
  • Maria Aparecida Vivan de Carvalho

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2000000100002

Palavras-chave:

Universidade, Mudança, Século XXI, Propostas

Resumo

A principal preocupação desse estudo é, através das reflexões nele contidas, apontar caminhos que poderão contribuir para que as nossas universidades, face à inevitável globalização, possam se instrumentalizar de forma coesa, de modo a cumprir sua missão na formação e transformação do homem. Para tal, organizamos esse trabalho sobre a universidade partindo de sua gênese, passando pelo momento atual e chegando até as perspectivas que se tem da universidade pretendida para o próximo milênio; para isso foram coletados dados que permitiram analisar alguns de seus problemas e, através dessa análise levantar possíveis soluções frente ao emergente século XXI.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2000-07-01

Edição

Seção

Relatos de Pesquisa

Como Citar

Lima, P. G., Castro, F., & Carvalho, M. A. V. de. (2000). Caminhos da universidade rumo ao século XXI: pontos e estratégias para a sua orientação na visão de educadores brasileiros . Paidéia (Ribeirão Preto), 10(18), 8-27. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2000000100002