Uma análise comportamentalista de relatos verbais e práticas educativas parentais: alcance e limites

Autores

  • Vanessa Barbosa Romera Leme Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Alessandra Turini Bolsoni-Silva Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho
  • Kester Carrara Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2009000200012

Palavras-chave:

relações pais-criança, análise do comportamento, comunicação verbal

Resumo

O presente artigo discute a relevância de algumas estratégias metodológicas da Análise Aplicada do Comportamento para examinar práticas educativas parentais. Um instrumento e um conceito relacionados à coleta e análise de dados são discutidos sob a ótica teórica e aplicada: relatos verbais e análise funcional comportamental descritiva. Conclui-se que, consideradas as limitações dos relatos, as informações obtidas com essa estratégia e com a análise funcional comportamental descritiva permitem inferir algumas hipóteses sobre os comportamentos de pais e de filhos que podem ser utilizadas em ações que procuram investigar e intervir sobre os comportamentos problema e as habilidades sociais.

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Publicado

2009-08-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Leme, V. B. R., Bolsoni-Silva, A. T., & Carrara, K. (2009). Uma análise comportamentalista de relatos verbais e práticas educativas parentais: alcance e limites . Paidéia (Ribeirão Preto), 19(43), 239-247. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2009000200012