Desenvolvimento sociocognitivo e histórias infantis: subsídios para a prática docente

Autores

  • Marisa Cosenza Rodrigues Universidade Federal de Juiz de Fora
  • Aline Lima Tavares Universidade Federal de Juiz de Fora

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2009000300006

Palavras-chave:

filosofia da mente, cognição social, educação infantil

Resumo

Este estudo objetivou avaliar a ocorrência de termos mentais em uma amostra de livros de histórias infantis nacionais bem como a possibilidade de exploração das narrativas pelo modelo do processamento de informação social. Com base em estudos internacionais, 119 livros nacionais dirigidos a pré-escolares foram analisados, considerando-se quatro eixos: (a) palavras e expressões denotando estados mentais; (b) convergência figura/estado mental; (c) presença de ironia situacional e crença falsa; (d) situações oferecedoras de pistas sociais. Os resultados indicaram alto índice de referências a estados mentais (99%), com predominância de termos cognitivos (42%) e emocionais (39%), alta convergência figura/estado mental (74%), presença de ironia (21%), crença falsa (13,5%) e expressiva ocorrência de situações, envolvendo pistas sociais internas e externas (98%). A viabilidade da utilização dos livros infantis como recurso promotor de desenvolvimento sociocognitivo é discutida, apresentando-se subsídios que visam contribuir para a prática docente pré-escolar.

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Publicado

2009-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Rodrigues, M. C., & Tavares, A. L. (2009). Desenvolvimento sociocognitivo e histórias infantis: subsídios para a prática docente . Paidéia (Ribeirão Preto), 19(44), 323-331. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2009000300006