O autoconceito de adolescentes escolares

Autores

  • Ana Alayde Werba Saldanha Universidade Federal da Paraíba
  • Isabel Cristina Vasconcelos de Oliveira Universidade Federal da Paraíba
  • Regina Ligia Wanderlei de Azevedo Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-863X2011000100003

Palavras-chave:

autoconceito, adolescentes, estudantes

Resumo

Este estudo objetivou identificar e comparar o autoconceito dos adolescentes escolares de uma amostra da cidade de João Pessoa-PB, Brasil, associado às variáveis sexo, faixa etária e tipo de escola frequentada (pública ou privada). Para tanto foi utilizado o Inventário dos Esquemas de Gênero do Autoconceito em 686 adolescentes estudantes. De modo geral, os adolescentes apresentaram autoconceito positivo, variando em função do sexo (maior para o feminino), idade (quanto menor a idade, maior a percepção negativa masculina e a feminina com maior evidência entre os 16 e 18 anos) e tipo de escola (autoconceito mais positivo na escola pública). Estes resultados fornecem subsídios para a elaboração de estratégias mais coerentes com o perfil dos adolescentes, seja no âmbito familiar, escolar ou social.

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Publicado

2011-04-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Saldanha, A. A. W., Oliveira, I. C. V. de, & Azevedo, R. L. W. de. (2011). O autoconceito de adolescentes escolares . Paidéia (Ribeirão Preto), 21(48), 9-19. https://doi.org/10.1590/S0103-863X2011000100003