Real-World Outcomes e Pensamento Crítico: Análise Diferencial por Área e Género

Autores

  • Amanda Franco Universidade do Minho; Universidade do Minho
  • Leandro da Silva Almeida Universidade do Minho; Universidade do Minho

DOI:

https://doi.org/10.1590/1982-43272561201505

Resumo

O Real-World Outcomes é um inventário que avalia comportamentos problemáticos do dia-a-dia que representam decisões onde se presume que o pensamento crítico está ausente; ao avaliar os resultados negativos de decisões quotidianas pobres, permite inferir o grau de pensamento crítico que medeia o raciocínio no quotidiano. Neste artigo, descreve-se o processo de tradução e adaptação cultural deste inventário para a língua Portuguesa. Apresentam-se dados da sua administração a 259 estudantes universitários relativos à consistência interna, e as diferenças de acordo com a área académica e género. Não foram encontradas diferenças estatisticamente significativas, nem decorrentes da área académica, nem do género. Os resultados sugerem a relevância deste instrumento para avaliar a tomada de decisão no dia-a-dia e seu impacto na vida dos sujeitos, e também, para estimar a qualidade do pensamento crítico usado na vida quotidiana.

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Publicado

2015-08-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Franco, A., & Almeida, L. da S. (2015). Real-World Outcomes e Pensamento Crítico: Análise Diferencial por Área e Género . Paidéia (Ribeirão Preto), 25(61), 173-181. https://doi.org/10.1590/1982-43272561201505