A crise da escola pública: o aprender a aprender

Authors

  • Regina Magalhães de Souza Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2002.75767

Keywords:

escola pública, ensino médio, juventude, cultura contemporânea.

Abstract

Este trabalho teve como principal objetivo investigar que tipo de sujeito está sendo formado pela escola pública nos dias de hoje em que ocorrem profundas mudanças na cultura. A escola pública, em crise, ao mesmo tempo em que não tem conseguido efetivar um projeto educativo, também não tem preparado os jovens para o mercado de trabalho, nem transmitindo informações e conhecimentos tecnológicos, nem exercendo um papel de disciplinadora da mão de obra. Foram investigados dois estabelecimentos escolares públicos de ensino médio da capital paulista, onde os jovens alunos participaram de sessões de entrevistas coletivas e responderam a um questionário fechado. A educação escolar oferecida consistia apenas no desenvolvimento da habilidade de "aprendera aprender" que, em última instância, significa o desenvolvimento da capacidade de se adaptar a uma vida social cuja tônica é a ausência de autoridade, crise de valores e critérios.

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Author Biography

  • Regina Magalhães de Souza, Universidade de São Paulo
    Professora da rede pública de ensino e doutoranda em Sociologia pela Universidade de São Paulo

Published

2002-03-06

Issue

Section

Articles

How to Cite

Souza, R. M. de. (2002). A crise da escola pública: o aprender a aprender. Plural, 9, 103-120. https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2002.75767