Cinedemografia
migração no cinema brasileiro
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-8099.pcso.2020.171533Palavras-chave:
Migração, Cinema Brasileiro, População, CinedemografiaResumo
O cinema é produto de uma sociedade, da sua história e de seus valores culturais. Ao mesmo tempo é fonte de informações sociais, históricas e culturais dessa sociedade que o produz e o consome. Nos anos 1970, o cinema consolidou-se como objeto de estudo no meio acadêmico em diversos campos do conhecimento e, também como método de pesquisa. Os filmes são considerados como documentos históricos, potentes instrumentos de estudo sociológico, materiais etnográficos de culturas, costumes e mentalidades, e objetos antropológicos. Este artigo aponta para as possibilidades da análise fílmica como método de pesquisa de temas estudados na demografia, delineando uma reflexão sobre as possibilidades de trabalho nas amplas e complexas relações entre estas duas áreas, e sugere um subcampo de estudo denominado Cinedemografia. A partir de uma base de dados elaborada pelos autores (de diferentes fontes) contendo filmes de longa-metragem brasileiros, da observação e mensuração dos temas presentes nos filmes, analisamos se – e como – o cinema brasileiro recente aborda temáticas sociodemográficas. Destaca-se que migração foi o terceiro tema mais abordado na amostra composta pelos filmes de longa-metragem de maior público e renda de bilheteria no circuito comercial. Adicionalmente investigamos quais questões são abordadas sobre o tema migração. Nossos resultados indicam que os filmes brasileiros contemporâneos estão atentos às questões que permeiam a sociedade brasileira e representam fatos históricos, demográficos e sociais, e revelam que o cinema pode oferecer grande contribuição como método e instrumento de análise sobre diferentes aspectos de nossa população e suas características sociais e culturais.
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