Resgate do protagonismo do desenhista industrial por meio da gestão do design
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v0i17p34-45Palabras clave:
Design, gestão, inovação, estratégiaResumen
A gestão do design aparece, nestes últimos anos, como a ferramenta de gerenciamento que falta para o designer recuperar o protagonismo no marco da nova tipologia das mutações de contexto produzidas nos fatores sociais, culturais, econômicos e tecnológicos e que afetam o desenvolvimento de produto.Descargas
Referencias
ACAR FILHO, Nelson. O marketing no projeto e desenvolvimento de novos produtos: O papel do desenhista industrial. São Paulo: FIESP / CIESP – Detec, 1997.
AVENDAÑO, Luis Emiliano Costa. Interação designer empresa no contexto estratégico do desenvolvimento do produto: Situação da pequena e média indústria moveleira do estado de São Paulo. 2003. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2003.
BARBA, Eric. La excelencia en el proceso de desarrollo de nuevos productos. Barcelona, Espanha: Ediciones Gestión 2000, 1993.
BARROSO NETO, Eduardo; KOLLBRUNNER, Thomas; BROECK, Fabrice Vanden. Estratégia de design para os países periféricos. Brasília/DF: CNPq, 1981.
CHAVES, Norberto. El oficio de diseñar: Propuestas a la conciencia crítica de los que comienzan. Barcelona – Espanha: Gustavo Gili, 2001.
GARIBE FILHO, Roberto Nami. As iniciativas de promoção do desenvolvimento econômico local: O caso da região italiana da Emilia Romanha. 1999. Dissertação (Mestrado) – Fundação Getúlio Vargas /EAESP, São Paulo, 1999.
GIMENO, José Maria Iváñez. La gestión del diseño en la empresa. Madri – Espanha: McGraw-Hill. 2000. (Série McGraw-Hill de Management).
KELLEY, Tom; LITTMAN, Jonathan. The art of innovation. Nova York: Doubleday, 2001.
MAGALHÃES, Cláudio F. de. Design estratégico: Integração e ação do design industrial dentro das empresas. Rio de Janeiro: SENAI/CETIQT, 1997.
MALDONADO, Tomás. El diseño industrial reconsiderado. Barcelona – Espanha: Gustavo Gili, 1977.
PASCHOARELLI, Luis Carlos; VENTURA, Alessandro; AVENDAÑO, Luis Emiliano Costa. O conhecer e a prática do design: Algumas considerações sobre metodologia do projeto. In: P&D Design 98. AEnDBR.
ESTUDOS EM DESIGN. 1998. Rio de Janeiro. Anais. Rio de Janeiro, vol. I, out. 1998, p. 403.
PUERTO, Henry Benavides. Design e inovação tecnológica. Salvador – BA: Instituto Euvaldo Lodi/IEL/Programa Bahia Design, 1999.
SANTOS, Flávio Anthero dos. O design como diferencial competitivo. Itajaí–SC: Edit. da Univali, 2000.
WHITELY, Nigel. O design valorizado. Edição Arcos. Design, cultura material e visualidade. Rio de
Janeiro: Contra Capa Editora Ltda., v. 1, p. 63, out. 1998.
WOILER, S.; MATHIAS, W. F. Projetos: Planejamento, elaboração e análise. São Paulo: Atlas, 1982.
WOLF, Brigitte. Gestão do design: O design management como fator de sucesso. Florianópolis/SC: Publicação ABIPTI, 1998.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
La revista Pós. del programa de postgrado FAUUSP está licenciada con una licencia Creative Commons Attribution 4.0 International License.
El titular de los derechos de autor es el autor del artículo. La revista Pós. sólo exige que la publicación del artículo sea inédita. El autor tiene el derecho de divulgar su artículo según su conveniencia debiendo citar la revista.
La revista Pós. autoriza la republicación de sus artículos desde que debidamente citada fuente y autoría.
DIADORIM - Diretório de Políticas Editoriais