Os traços do visível: Sobre o" problema da representação" na arquitetura
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.v0i18p34-47Palabras clave:
Perspectiva geométrica, visualidade, tratados, Renascimento, AlbertiResumen
A perspectiva exata, técnica de representação gráfica adotada na arquitetura, tem sido alvo de inúmeras controvérsias, desde o renascimento italiano. Leon Battista Alberti, primeiro tratadista a teorizar a" invenção brunelleschiana", prescritível à pintura (De Pictura), no De Re Aedificatoria interdita seu recurso, investindo contra o ilusionismo nos desenhos de arquitetura. Ao longo dos séculos, a perspectiva se revestiu de significados outros, pouco contrastados ao das primícias. É propósito do presente estudo perscrutar razões de sua permanência histórica, assinalando, sob juízos pró e contra sua legitimidade artística, um" solo comum" em que se irmanam.Descargas
Referencias
AA.VV. Francesco di Giorgio architetto. Milão: Electa, 1993.
AA.VV. Leon Battista Alberti. Milão: Olivetti/Electa, 1994.
ALBERTI, Leon Battista. Da pintura (1435). Trad. de Antonio da Silveira Mendonça. Campinas: Ed. Unicamp, 1989.
ALBERTI, Leon Battista. De re aedificatoria (1452). Ed. Bilíngüe. Trad. de Giovanni Orlandi. Milão: Ed. Il Polifilo, 1966.
APOLLINAIRE, Guillaume. Los pintores cubistas: Meditaciones estéticas (1913). Buenos Aires: Ed. Nueva Visión, 1964.
BALDRICH, José M. G. La interpretacion de la “scenografia” vitruviana o una disputa renascentista sobre el dibujo del proyecto. Revista de Expresion Grafica Arquitectonica, Valencia, n. 1, 1993.
BATTISTI, E. Filippo Brunelleschi (1976). Milão: Electa, 1989.
BENEVOLO, Leonardo. História de la arquitectura del Renascimiento: La arquitectura clássica (del siglo XV al siglo XVIII). Trad. de María T. Weyler. Barcelona: Gustavo Gili Ed., 1981.
BORSI, Franco. Leon Battista Alberti: opera completa (1973). Milão: Electa, 1986.
BURNS, Howard. A drawing by L. B. Alberti. Revista A. D., Londres, v. 49, n. 5-6, 1979.
BURNS, Howard. Un disegno architettonico di Alberti e la questione del rapporto fra Brunelleschi ed Alberti. In: Filippo Brunelleschi: la sua opera e il suo tempo. Firenze: Lentropi, 1980.
CHOAY, Françoise. Alberti et Vitruve. Revista A. D., Londres, v. 49, n. 5-6, 1979.
COLI, J. Um manuscrito inédito de Tommaso Minardi ou sobre os poderes da Geometria. Revista de História da Arte e Arqueologia. Campinas: Ed. Unicamp, n. 1, 1994.
DAMISCH, H. La colonne, le mur. Revista A. D., Londres, v. 49, n. 5-6, 1979.
FIEDLER, Konrad. Sobre el origen de la actividad artistica (1887). In: Escritos sobre arte. Madri: Visor, 1991.
FROMMEL, Christoph L. Sulla nascita del disegno architettonico. In: AA.VV. Rinascimento da Brunelleschi a Michelangelo. La rappresentazione dell’Architettura. Milão: Bompiani, 1994.
GOMBRICH, Ernst. El legado de Apeles. Estudios sobre el arte del Renacimiento (1976). Trad. de A. Dieterich. Madri: Alianza Ed., 1985.
HILDEBRAND, Adolf von. El problema de la forma en la obra de arte (1893). Trad. de María I. P. Aguado. Madri: Visor, 1988.
HOFFMANN, V. L’origine del sistema architettonico del Brunelleschi. In: AA.VV. Filippo Brunelleschi. La sua opera e il suo tempo. Firenze: Lentropi, 1980.
KRIS, E.; KURZ, O. Legend, myth, and magic in the image of the artist. Yale: Yale University, 1979.
LIGHT, Meg. L’edificio a pianta centrale. Lo sviluppo del disegno architettonico nel Rinascimento. Firenze: Leo S. Olschki Ed., 1984.
LOTZ, Wolfgang. La representación del espacio interior en los dibujos de arquitectura del Renacimiento Italiano (1956). In: La arquitectura del renacimiento en Italia. Estudios. Trad. de Jorge S. Avia. Madri: Hermann Blume, 1985.
MOROLLI, Gabriele. I “templa” albertiani: dal trattato alle fabriche. In: Leon Battista Alberti. A cura di J. Rykwert & A. Engel. Milão: Olivetti/Electa, 1995.
PANOFSKY, Erwin. Idea. Contribución a la historia de la teoria del arte (1924). Trad. de María T. Pumarega. Madri: Ed. Cátedra, 1985.
PANOFSKY, Erwin. La perspectiva como “forma simbólica” (1924). Trad. de Virginia Careaga. Barcelona: Tusquets Ed., 1985.
PLINIO, IL VECCHIO. Storia delle arti antiche/naturalis historia (Libri XXXIV – XXXXVI). Testo critico. Trad i commento di Silvio Ferri. Milão: Rizzoli, 2000.
PLOTINO. Sobre a beleza. In: Enéadas. Introd. e trad. de J. Igal. Madri: Ed. Gredos, 1992.
RIEGL, Aloïs. Arte tardoromana (1901). Trad. de Licia C. Ragghianti. Torino: Einaudi Ed., 1959.
TAFURI, M. Le chiese di Francesco di Giorgio Martini. In: AA.VV. Francesco di Giorgio architetto. Milão: Electa, 1993.
THOENES, Christof. “Spezie” e “Ordine” di colonne nell’architettura del Brunelleschi. In: AA.VV. Filippo Brunelleschi. La sua opera e il suo tempo. Firenze: Lentropi, 1980.
VITRUVIUS. The Ten Books on Architecture. Trad. de Frank Granger. Loeb Classical Library, Harward University Press, 1983.
WITTKOWER, Rudolf. Architectural principles in the age of humanism (1949). Londres: Academy Editions-London/Nova York: St. Martin’s Press-New York, 1988.
WITTKOWER, Rudolf. Brunelleschi y la “proporción en la perspectiva” (1953). In: Sobre la arquitectura en la edad del humanismo. Trad. de Justo G. Beramendi. Barcelona: Ed. Gustavo Gili, 1979.
WÖLFFLIN, Heinrich. Conceitos fundamentais da história da arte (1915). Trad. de João Azenha Jr. São Paulo: Livraria Martins Fontes Ed., 1984.
WORRINGER, W. Abstracción y naturaleza (1908). Trad. de Mariana Frenk. México-Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 1966.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
La revista Pós. del programa de postgrado FAUUSP está licenciada con una licencia Creative Commons Attribution 4.0 International License.
El titular de los derechos de autor es el autor del artículo. La revista Pós. sólo exige que la publicación del artículo sea inédita. El autor tiene el derecho de divulgar su artículo según su conveniencia debiendo citar la revista.
La revista Pós. autoriza la republicación de sus artículos desde que debidamente citada fuente y autoría.
DIADORIM - Diretório de Políticas Editoriais