Assessoria técnica em terras indígenas: a experiência de projeto e construção da Casa de Cultura Xakriabá
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2317-2762.posfauusp.2023.202774Palavras-chave:
Assessoria técnica, Arquitetura e urbanismo, Indígenas, Casa de Cultura, XakriabáResumo
Este trabalho discute aspectos da assessoria técnica no âmbito da arquitetura e urbanismo a partir do estudo de caso de planejamento e construção da Casa de Cultura Xakriabá. Primeiramente, são apresentados argumentos de pesquisadores que afirmam que o planejamento concentrado nas mãos de arquitetos é limitador da liberdade de decisão e ação das pessoas que serão impactadas pela alteração em seus espaços de vida. Argumenta-se ainda que, para superar esta condição, a assessoria técnica deve dar ênfase no processo de produção, mais do que no produto a ser construído, e que uma atuação possível seria ampliar as possibilidades tecnológicas e os saberes construtivos dos assessorados. Na sequência, é descrita a gênese, o planejamento, a atuação da equipe de obra, o uso de materiais e técnicas construtivas e a pós ocupação da Casa de Cultura Xakriabá. Por fim, é feita a análise crítica sobre o estudo de caso. As principais conclusões são: (1) a elaboração de projeto arquitetônico em etapa prévia à construção limitou a autonomia dos indígenas, e (2) as adequações sociotécnicas promovidas, ainda que concentradas em poucas pessoas, podem ampliar a autonomia dos Xakriabá para produzir seus espaços de vida.
Downloads
Referências
ALKIMIM, Erick Correa de; SANTOS, Marilene de Oliveira. Casa de Cultura Xakriabá: lugar de conhecimento, cultura, memória e história. 2009. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Formação Intercultural para Educadores Indígenas) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2009.
BALTAZAR, Ana Paula; KAPP, Silke. Por uma arquitetura não planejada: o arquiteto como designer de interfaces e o usuário como produtor de espaços. Impulso: Revista de Ciências Sociais e Humanas, Piracicaba, SP, v. 17, n. 44, p. 93 103, 2006.
BIZERRA, Edmar Gonçalves. Moradias tradicionais Xakriabá. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Formação Intercultural para Educadores Indígenas) – Faculdade de Educação, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2018.
CLEMENTINO, Alessandro Medeiros; MONTE-MÓR, Roberto Luís. Xakriabás: economia, espaço e formação de identidades. In: ENCONTRO NACIONAL DE ESTUDOS POPULACIONAIS, 15., 2006, Caxambu, MG. Anais […]. Belo Horizonte: ABEP, 2006. p. 1 18.
CUNHA, Gabriel Rodrigues da. Assistência técnica habitacional com técnicas construtivas não convencionais: proposta de adequação sociotécnica para o enfrentamento da colonialidade tecnocientífica. Revista Epistemologias do Sul, Foz do Iguaçu, PR, v. 3, n. 1, p. 142-163, 2019.
FERRO, Sérgio. O canteiro e o desenho. In: FERRO, Sérgio. Arquitetura e trabalho livre. São Paulo: Cosac Naify, 2006. p. 105-200.
XAKRIABÁ. Instituto Povos Indígenas no Brasil, São Paulo, 2022. Disponível em: http://bit.ly/3HLA9rR. Acesso em: 9 dez. 2022.
KAPP, Silke. Experiências em AT e suas questões. In: SALAZAR, Jeferson; STROHER, Laisa; GRAZIA, Grazia de (org.). Assistência técnica e direito à cidade. Rio de Janeiro: FNA/CAU-RJ, 2014. p. 113-123.
KAPP, Silke. Grupos sócio-espaciais ou A quem serve a assessoria técnica. Revista Brasileira de Estudos Urbanos e Regionais, São Paulo, v. 20, n. 2, p. 221 236, 2018.
KAPP, Silke; BALTAZAR, Ana Paula; MORADO, Denise Nascimento. Architecture as Critical Exercise: Little Pointers Towards Alternative Practices. Field: A Free Journal for Architecture. Sheffield, v. 2, n. 1, p. 7 29, 2008.
MONTE-MÓR, Roberto Luis de Melo; GOMES, Ana Maria Rabelo. Duas décadas de pesquisa com os Xakriabá do norte de Minas: do diagnóstico da economia ao monitoramento da pandemia da covid-19. Nova Economia, Belo Horizonte, v. 30, n. 3, p. 747-769, 2020.
SILVA, Cássio Alexandre da; SOUZA, Fabiano José Alves de; VELDEN, Felipe Vander; SILVA, Vanginei Leite da. A retomada da cerâmica Xakriabá: entre a produção e circulação de peças, saberes e parentescos. Maloca: Revista de Estudos Indígenas, Campinas, SP, v. 5, p. 1-36, 2022.
[TV UFMG] Casa Xacriabá - Programa de Formação Transversal em Saberes Tradicionais. TV UFMG, 27 nov. 2015. 1 vídeo (6 min 6 s). Disponível em: https://bit.ly/3wOgzVi. Acesso em: 31 jan. 2023
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Thiago Barbosa de Campos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NoDerivatives 4.0 International License.
O detentor dos direitos autorais é o autor do artigo. A revista exige apenas o ineditismo na publicação do artigo. O autor tem do direito de divulgar seu artigo conforme sua conveniência devendo citar a revista.
DIADORIM - Diretório de Políticas Editoriais