Formação lingüística do Self e ação pedagógica

Autores

  • Cláudio Almir Dalbosco Universidade de Passo Fundo

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0103-65642007000300002

Palavras-chave:

Teoria da ação, Gestos, Símbolo, Significante, Psicologia do Self

Resumo

O artigo trata de alguns aspectos da teoria da ação de Mead relacionados com sua tese sobre a formação lingüístico-social do Self, procurando abordar desdobramentos pedagógicos. Concentra-se também em mostrar que o núcleo de sua teoria da ação repousa no conceito de ser humano como organismo agente que se constitui socialmente por meio da capacidade de empregar gestos e símbolos significantes.

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Publicado

2007-09-01

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

Formação lingüística do Self e ação pedagógica. (2007). Psicologia USP, 18(3), 13-29. https://doi.org/10.1590/S0103-65642007000300002