A religião nos limites da simples educação: notas sobre livros didáticos e orientações curriculares de ensino religioso

Autores/as

  • Emerson Giumbelli Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0034-77012010000100002

Palabras clave:

ensino religioso, antropologia da religião, laicidade

Resumen

O texto analisa algumas orientações curriculares oficiais e alguns livros didáticos de grandes editoras voltados para o ensino religioso - disciplina oferecida por escolas públicas no Brasil. O objetivo é saber desse material o que se define como "religião" e como se organiza o universo daí derivado - sobretudo, o modo como se equaciona o que seria comum e o que seria específico às tradições e aos grupos religiosos particulares. A inspiração para a análise vem de autores que exploram o estatuto contestado da categoria "religião". O texto busca também problematizar parte dessa bibliografia e propõe pistas para futuros estudos.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Publicado

2010-01-01

Número

Sección

Artículos

Cómo citar

Giumbelli, E. (2010). A religião nos limites da simples educação: notas sobre livros didáticos e orientações curriculares de ensino religioso . Revista De Antropologia, 53(1), 39-78. https://doi.org/10.1590/S0034-77012010000100002