Elaboração de uma hipermídia educacional para o ensino do procedimento de medida da pressão arterial

Autores

  • Debora Cristina Alavarce Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem
  • Angela Maria Geraldo Pierin Universidade de São Paulo; Escola de Enfermagem; Departamento de Enfermagem Médico Cirúrgica

DOI:

https://doi.org/10.1590/S0080-62342011000400021

Palavras-chave:

Determinação da pressão arterial, Tecnologia educacional, Hipermídia, Educação a distância

Resumo

A medida da pressão arterial é um procedimento imprescindível na avaliação do sistema cardiovascular. O ambiente digital de aprendizagem tem-se constituído em uma poderosa ferramenta do processo de ensino aprendizagem, pois acrescenta significado e concretude aos conteúdos que precisam ser aprendidos, podendo ser útil para o ensino deste procedimento. O objetivo deste trabalho foi construir uma hipermídia educacional para o ensino da técnica de medida da pressão arterial e descrever as etapas do processo de construção. O referencial pedagógico adotado foi o de Robert Gagné; para a construção, segue-se o modelo proposto por Price. O produto final apresenta vídeos, fotos, animações e simulações demonstrando e ensinando a realização do procedimento. Embora a construção da hipermídia tenha sido complexa, sua utilização pode incrementar positivamente o ensino de procedimentos de enfermagem.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Publicado

2011-08-01

Edição

Seção

Artigo Original

Como Citar

Alavarce, D. C., & Pierin, A. M. G. (2011). Elaboração de uma hipermídia educacional para o ensino do procedimento de medida da pressão arterial. Revista Da Escola De Enfermagem Da USP, 45(4), 939-944. https://doi.org/10.1590/S0080-62342011000400021