Capacitação e inovação: aspectos do desenvolvimento interno e externo nas multinacionais brasileiras

Autores

  • Priscila Rezende da Costa Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade Núcleo de Política e Gestão Tecnológica
  • Geciane Silveira Porto Universidade de São Paulo; Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade

DOI:

https://doi.org/10.5700/rege428

Palavras-chave:

Capacitação, Inovação, Multinacionais Brasileiras

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar o processo de capacitação para a inovação nas multinacionais brasileiras. Para tanto, foi realizada uma pesquisa qualitativa e descritiva e foram efetuados múltiplos estudos de caso. As multinacionais brasileiras estudadas em profundidade foram: Embraco, Tigre e WEG. Os resultados da pesquisa indicaram que a capacitação tecnológica das multinacionais brasileiras estudadas seguiu um processo evolutivo, que foi basicamente iniciado pela aquisição de tecnologia estrangeira e pela realização de imitações adaptativas. Tempos depois, com o estabelecimento de parcerias tecnológicas e o desenvolvimento de uma estrutura interna de P&D, imitações criativas começaram a ser realizadas por essas empresas. Atualmente, as multinacionais estudadas buscam a excelência interna da P&D e o fortalecimento das interações com fontes externas de conhecimento e tecnologia como alternativa de aceleração da aprendizagem organizacional para a inovação.

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Publicado

2011-09-01

Edição

Seção

Administração de Ciência e Tecnologia

Como Citar

Capacitação e inovação: aspectos do desenvolvimento interno e externo nas multinacionais brasileiras . (2011). REGE Revista De Gestão, 18(3), 297-322. https://doi.org/10.5700/rege428