UM ESTUDO EMPÍRICO SOBRE AS DIMENSÕES DA IMAGEM DE LOJA NO VAREJO CALÇADISTA

Autores

  • Tarsis Souza Silva Universidade de São Paulo
  • Janaina de Moura Engracia Giraldi Universidade de São Paulo
  • Helenita R. da Silva Tamashiro Faculdade de Ciências Gerenciais de São Joaquim da Barra e da Faculdade Reges de Ribeirão Preto

DOI:

https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2012.49847

Palavras-chave:

Imagem de Loja, Varejo, Satisfação, Setor calçadista.

Resumo

Considerando-se que a imagem de loja é uma importante ferramenta de  marketing que possibilita identificar os atributos com maior influência na satisfação dos consumidores, o objetivo da presente pesquisa foi identificar a imagem que os consumidores possuem de uma loja de calçados. A ênfase está em apresentar a imagem que os consumidores possuem de uma loja  de calçados. O estudo se inicia com uma breve abordagem sobre o varejo calçadista; logo após, faz-se uma revisão sobre imagem de loja, seus componentes e escalas de mensuração. Assim, foi realizada uma pesquisa empírica, por meio de uma abordagem descritiva, com a aplicação de questionários estruturados. A população-alvo foi definida como sendo os clientes de uma loja de calçados na cidade de São Sebastião do Paraíso (MG), cuja amostra foi constituída por 123 respondentes. Na análise dos dados, aplicou-se a análise fatorial para identificar as dimensões de imagem da loja. Como resultado, foram obtidos sete fatores de imagem da loja, que foram assim nomeados: sortimento, conveniência, reputação, preço, atmosfera, layout e atendimento. Acredita-se que, profissionais e teóricos do varejo possam entender melhor o papel do constructo imagem de loja a partir dos resultados desta pesquisa.

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Biografia do Autor

  • Tarsis Souza Silva, Universidade de São Paulo

    Pós-graduado em Marketing Estratégico pelo Centro Universitário de Franca (Uni-Facef) – Franca-SP, Brasil.

    Bacharel em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP), da Universidade de São Paulo.

  • Janaina de Moura Engracia Giraldi, Universidade de São Paulo

    Professora Doutora da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto (FEA-RP), Universidade de São Paulo (USP) – Ribeirão Preto-SP, Brasil.

    Doutora e Mestre em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP).

    Master of Science in Marketing pela Katholieke Universiteit Leuven (KULeuven, Bélgica)

  • Helenita R. da Silva Tamashiro, Faculdade de Ciências Gerenciais de São Joaquim da Barra e da Faculdade Reges de Ribeirão Preto

    Professora da Faculdade de Ciências Gerenciais de São Joaquim da Barra e da Faculdade Reges de Ribeirão Preto– Ribeirão Preto-SP, Brasil.

    Doutoranda em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (FEA) da Universidade de São Paulo (USP).

    Mestre em Administração pelo Centro Universitário de Franca (Uni-Facef).

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Edição

Seção

Economia das Organizações

Como Citar

UM ESTUDO EMPÍRICO SOBRE AS DIMENSÕES DA IMAGEM DE LOJA NO VAREJO CALÇADISTA. (2013). REGE Revista De Gestão, 19(1). https://doi.org/10.5700/issn.2177-8736.rege.2012.49847