Ecologia populacional e conservação de eglídeos (Crustacea: Decapoda: Aeglidae) em cavernas da área cárstica do Alto Ribeira, em São Paulo.

Autores

  • Kate P. Maia Universidade de São Paulo. Instituto de Biociências. Departamento de Zoologia
  • Sérgio L.S. Bueno Universidade de São Paulo. Instituto de Biociências. Departamento de Zoologia
  • Eleonora Trajano Universidade de São Paulo. Instituto de Biociências. Departamento de Zoologia

DOI:

https://doi.org/10.7594/revbio.10.02.07

Palavras-chave:

Aegla, Troglóbios, Ecologia populacional, Marcação e recaptura, Conservação.

Resumo

Investigações de campo realizadas em 2009 objetivaram a determinação do tamanho populacional de três espécies troglóbias (Aegla microphthalma da Caverna Santana, A. cavernicola da Caverna Areias de Baixo e A. leptochela da Gruta dos Paiva) e uma troglófila (A. marginata de duas localidades: Gruta dos Paiva e Gruta Barra Bonita) de eglídeos da região cárstica do Alto Ribeira, por meio das técnicas de censo visual (todas as cavernas) e marcação-e-recaptura (apenas na Gruta dos Paiva). Os resultados foram comparados com dados populacionais anteriores obtidos em 1994 para as mesmas espécies e localidades. Aegla marginata não mais foi encontrada na Gruta Barra Bonita e nenhum exemplar de A. microphthalma foi tampouco avistado na Caverna Santana. Apenas treze exemplares de A. cavernicola foram observados na Caverna Areias de Baixo. Apenas na Gruta dos Paiva foi coletado número suficiente de indivíduos das espécies sintópicas, A. leptochela e A. marginata, que permitisse estimar o tamanho da população destes eglídeos. Os valores obtidos indicam que houve um drástico declínio populacional destas espécies no interior da caverna em comparação com dados pretéritos.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2018-04-23

Como Citar

Maia, K. P., Bueno, S. L., & Trajano, E. (2018). Ecologia populacional e conservação de eglídeos (Crustacea: Decapoda: Aeglidae) em cavernas da área cárstica do Alto Ribeira, em São Paulo. Revista Da Biologia, 10(2), 40-45. https://doi.org/10.7594/revbio.10.02.07