Empreendedorismo e gestão ambiental: uma análise dos Projetos Pedagógicos dos cursos de Ciências Biológicas em Minas Gerais

Autores

  • Igor Adão Lima Universidade Federal de Uberlândia, Campus Pontal, Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal
  • Alexandre Azenha Alves de Rezende Universidade Federal de Uberlândia, Campus Pontal, Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal
  • Gabriela Lícia Santos Ferreira Universidade Federal de Uberlândia, Campus Pontal, Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal
  • Luciana Karen Calábria Universidade Federal de Uberlândia, Instituto de Ciências Exatas e Naturais do Pontal

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1984-5154.v22p47-52

Palavras-chave:

projeto pedagógico, bioempreendedorismo, startups

Resumo

Com o recente surgimento do termo Bioempreendedorismo, deu-se início a uma indústria nova e promissora em áreas relacionadas às Ciências da Vida. Juntamente com a gestão ambiental, o empreendedorismo integra a investigação fundamental e a produção de valor econômico, ocupando espaço importante para os Biólogos. O objetivo deste estudo foi analisar a oferta de componentes curriculares e/ou temas relacionados ao empreendedorismo e gestão ambiental nos Projetos Pedagógicos dos Cursos de Ciências Biológicas das Universidades Federais de Minas Gerais. Os dados revelaram que a maioria dos cursos não aborda satisfatoriamente os temas, apresentando lacunas no ensino dessas temáticas, verificando a necessidade da sua revisão para a implementação dos componentes curriculares, proporcionando o contato dos estudantes com o mercado de trabalho.

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Publicado

2023-07-25

Edição

Seção

Artigo

Como Citar

Lima, I. A., Rezende, A. A. A. de, Ferreira, G. L. S., & Calábria, L. K. (2023). Empreendedorismo e gestão ambiental: uma análise dos Projetos Pedagógicos dos cursos de Ciências Biológicas em Minas Gerais . Revista Da Biologia, 22(1), 47-52. https://doi.org/10.11606/issn.1984-5154.v22p47-52