A Marinha Imperial e a Unidade Nacional
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.1966.124422Palavras-chave:
marinha, Brasil, naçãoResumo
No período colonial o Brasil recebia continuamente de Portugal a visita de frotas e de navios esparsos, não só para a defesa do seu litoral, como também para aguada, antes de tomarem as naves o rumo das índias. Posteriormente, com a produção em grande escala do açúcar e depois com as descobertas de minas de ouro e de brilhantes, foi necessário a organização de um sistema seguro de transporte e proteção dessas riquezas para a Metrópole .
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial (CC BY-NC) que permite o compartilhamento do trabalho sem fins lucrativos, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).