A realidade sócio-política nas minas em fins do século XVIII: análise ideológica da produção literária do grupo mineiro
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.1966.124644Palavras-chave:
Minas Gerais, século XVIII, literaturaResumo
No limiar da última década do século XVIII, em Minas Gerais, um grupo de opinião, incorporando e reinterpretando a grande experiência histórica de sua época — a independência norte-americana — deu origem a uma organização revolucionária que pretendia suprimir o domínio português (1) . O objetivo do presente trabalho é determinar em que medida, na plano das relações reais entre a área mineira e a metrópole, emergiam, de fato, estímulos especiais que orientassem na direção de uma ruptura do statu quo colonial.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial (CC BY-NC) que permite o compartilhamento do trabalho sem fins lucrativos, com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja O Efeito do Acesso Livre).