Ensinar e Aprender: tentativas de modificar esteriótipos educacionais em História

Autores

  • Miriam Lifchitz Moreira Leite

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.1975.133219

Palavras-chave:

educação, História, esteriótipos

Resumo

Numa conferência pronunciada em 1961, na Associação Argentina

de Psicologia e Psicoterapia de Grupo, José Bleger (1) propôs a

supressão da dissociação entre quem ensina e quem aprende e sua

substituição por uma "ensinagem". Embora as mudanças nas situações

estereotipadas do ensino, quase rituais, criem alguma angústia,

rompem um bloqueio e levam alunos e professores a enfrentar os problemas

com uma nova atitude de humildade, de quem está procurando

aprender e por isso tem a possibilidade de declarar, sem nenhum desdouro,

que "não sabem" alguma coisa e desejam vir a saber.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

1975-12-29

Edição

Seção

Questões Pedagógicas

Como Citar

LEITE, Miriam Lifchitz Moreira. Ensinar e Aprender: tentativas de modificar esteriótipos educacionais em História. Revista de História, São Paulo, v. 52, n. 104, p. 951–955, 1975. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.rh.1975.133219. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/133219.. Acesso em: 3 maio. 2024.