Das artes e da natureza: articulação de saberes no pensamento científico do século XIII

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.rh.2020.161173

Palavras-chave:

História Global, Idade Média, Natureza, Cosmologia, Enciclopedismo

Resumo

Ao adotar a história global como método, o artigo busca analisar, na construção do pensamento científico ocidental do século XIII, as articulações entre as formas de pensamento e os conhecimentos produzidos em distintas temporalidades e espacialidades históricas. A partir da análise da obra Image du Monde, escrita por Gossouin de Metz, por volta de 1245, pretende-se reconectar o ambiente intelectual francês aos espaços de circulação dos saberes grego antigo e árabe medieval. Nessa reflexão, as profundas mudanças na percepção da natureza do homem medieval e a busca por explicações científicas do mundo e de tudo o que nele existe ocupam um lugar central.

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Biografia do Autor

Adriana Vidotte, Universidade Federal de Goiás

Doutora em História pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho - Unesp. Professora dos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de História da Universidade Federal de Goiás e do mestrado profissional em História Ibérica da Universidade Federal de Alfenas - Minas Gerais - Brasil.

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Publicado

2020-09-09

Como Citar

VIDOTTE, A. Das artes e da natureza: articulação de saberes no pensamento científico do século XIII. Revista de História, [S. l.], n. 179, p. 1-28, 2020. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.rh.2020.161173. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/161173. Acesso em: 23 fev. 2024.

Edição

Seção

Dossiê: Uma História Global antes da Globalização?