Instrução pública e reforma social na cidade do Rio de Janeiro entre 1922 E 1930

Autores

  • André Luiz Paulilo Universidade de São Paulo; Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2316-9141.v0i152p155-187

Palavras-chave:

Reforma educacional, Escolarização moderna, História da educação, Educação popular, Políticas públicas

Resumo

Este artigo expõe as orientações de uma pesquisa sobre as reformas da instrução pública na cidade do Rio de Janeiro entre 1922 e 1930. As reformas do período, nessa pesquisa, são examinadas sob a perspectiva das orientações e dos objetivos dos grupos que se propuseram desenvolvê-las junto à população. Assim entendidas, as reformas públicas de ensino na década de 1920 eram um instrumental comprometido com a reforma social. Sob essa perspectiva, examinam-se as tarefas que as reformas Carneiro Leão e Fernando de Azevedo tomaram para si. Finalmente, aponta-se o papel central do projeto de sociedade no planejamento da arquitetura, dos programas e das instalações escolares.

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Publicado

2005-06-30

Como Citar

PAULILO, André Luiz. Instrução pública e reforma social na cidade do Rio de Janeiro entre 1922 E 1930 . Revista de História, São Paulo, n. 152, p. 155–187, 2005. DOI: 10.11606/issn.2316-9141.v0i152p155-187. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/revhistoria/article/view/19001.. Acesso em: 26 abr. 2024.